Ideias para reciclar embalagem de ovo de Páscoa

669 Visualizações

Após saborear o ovo de Páscoa, guarde a embalagem. Você não imagina o tanto de coisas bacanas que é possível fazer, reutilizando o material.

Com o papel colorido e metalizado, você pode, por exemplo, fazer pipa para a criançada se divertir! Além da embalagem, será preciso duas varinhas de madeira, corda, cola e linha de nylon. Recorte o papel em forma de quadrado, com aproximadamente 30 centímetros. Cole um dos palitos na diagonal e, com o outro palito, faça um arco e cole -o cruzando por cima do outro palito.

Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado). Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó. Amarre a linha para puxar a pipa a partir do nó, mas deixe um espacinho.

Por último, faça uma rabiola bem colorida, cortando algumas tiras do papel e, depois, é só amarrar na pipa, na parte de baixo da vareta reta.

Já planejando outra data comemorativa — o Natal —, com as embalagens você pode preencher a parte interna de bolas decorativas transparentes, daquelas que abrem ao meio. Corte o papel em tiras, faça rolinhos com eles e preencha os acessórios natalinos. Para dar o toque final, aplique, com cola quente, uma fita de sua preferência ao longo da junção dos dois hemisférios.

Ainda com o papel, é possível fazer laços de embalagens de presentes. É um material muito resistente, que pode ser usado de ambos os lados.

Já com a base plástica ou as cápsulas onde ficam os brindes e que vêm na parte interna do ovo de Páscoa, também é possível fazer diversas criações. Veja alguns exemplos:

Porta-brincos

Usando cola quente, cubra a base com um tecido de sua escolha. Faça furos ao redor do objeto, onde serão pendurados os brincos. No centro da base, faça um furo para encaixar uma haste, que sustentará a base, ficando semelhante a um abajur. E está pronto!

Vaso e mini viveiro de plantas

Faça alguns buracos no fundo da cápsula para o escoamento da água da planta. Com cola quente, grude uma argola de borracha para criar a base do vasinho. Encha de terra, enterre as sementes e coloque bolinhas de argila para manter a terra sempre úmida.

Potinhos para guardar massinha para modelar

As cápsulas dos ovos são ideais para conservar bem as massinhas para modelar utilizadas pela criançada.

Ao reaproveitar as embalagens dos ovos de Páscoa, você contribui para que os aterros recebam menos quantidade de resíduos, o que prolongará a vida útil desses espaços, preserva o meio ambiente e, ainda, põe em prática toda a sua criatividade, transformando o que seria lixo em objetos funcionais !