Reciclagem de embalagem de vidro: a importância do triturador no processo pós-consumo

1.454 Visualizações
O triturador de vidro é um equipamento que permite a separação daquilo que pode ser reciclado do que não pode.

A reciclagem é uma ação fundamental para a construção de um mundo mais justo e sustentável, além de ser considerada praticamente um dever para empresas de todos os setores — que precisam cumprir diversas obrigações ambientais previstas em lei para evitar multas e garantir que sejam vistas de maneira positiva pelo mercado consumidor.

No Brasil, o setor de reciclagem apresenta bons índices no que diz respeito ao tratamento do alumínio (que possui elevado valor de mercado) e do papel. Por outro lado, materiais como o vidro ainda deixam a desejar, especialmente levando em consideração que os índices de reciclagem das embalagens feitas do material no Brasil é de apenas 47%, um número extremamente inferior ao registrado em países como Alemanha (87%) e Suíça (95%).

Qual a importância da reciclagem de embalagem de vidro?

O vidro é produzido a partir da fusão de minerais que, posteriormente, são resfriados para que enrijeçam. Isso faz com que sua estrutura molecular seja amorfa, o que significa que o vidro pode ser reciclado infinitamente sem perder sua qualidade, causando danos mínimos à natureza.

Para que seja realizada a reciclagem deste material, é necessário contar com um triturador de vidro — um equipamento que desempenha uma função essencial no processo de reaproveitamento do material, pois é justamente a trituração que permite o processo filtragem, que separa aquilo que pode reciclado daquilo que não pode.

Benefícios do triturador de vidro Fragmaq

O triturador de resíduos líquidos e sólidos criado pela Fragmaq é o dispositivo mais indicado para contribuir para ajudar na reciclagem das embalagem de vidro, uma vez que esta é uma máquina de alta qualidade e que garante eficiência no processo de trituração. O equipamento foi especialmente desenvolvido para operar em escala industrial, fornecendo o máximo de desempenho na descaracterização do material sólido e separação do material líquido.

Os principais benefícios que o triturador da Fragmaq oferece são:

Versatilidade

O equipamento é capaz de processar os mais diferentes tipos de embalagens provenientes de diversos setores do mercado, incluindo o farmacêutico, cosmético e alimentício.

Alta capacidade de processamento

Uma das principais características do triturador de vidro da Fragmaq é sua capacidade de processar grandes quantidades de materiais em curtos espaços de tempo, fazendo com que leve benefícios financeiros às empresas que o adotam, otimizando a viabilização das atividades.

Eficiência energética

Um equipamento que se destina à reciclagem que não oferece eficiência energética é no mínimo paradoxal, uma vez que o alto consumo de energia promove más práticas socioambientais. Justamente por isso, este equipamento oferece alta eficiência energética, sendo capaz de atender grandes demandas com baixo consumo de energia.

Baixo ruído

A poluição sonora é uma das que mais prejudica pessoas em grandes centros urbanos e trabalhadores da indústria. Por isso, o triturador de vidro Fragmaq produz ruído mínimo, levando maior conforto àqueles presentes no ambiente em que está instalado.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / Cylonphoto