Conheça 8 animais que são símbolos dos países

7.505 Visualizações

A fim de exemplificar seus valores, cultura e tradição, os vários países espalhados pelo planeta adotaram um meio interessante e divertido de serem representados: usar animais como símbolo nacional. A ideia, além de inteligente, é muito importante no que diz respeito à preservação ambiental, já que remete à biodiversidade encontrada ao redor do planeta.

Os animais símbolos dos países não só vivem nos locais que o adotaram como representante, mas também servem para evidenciar como é essencial ter cuidado com a preservação das espécies e valorizar sua existência. Descubra alguns desses animais que são considerados símbolos dos países em que são encontrados:

Animais que simbolizam países

Águia

Sinônimo de sabedoria e poder, a águia é o animal símbolo dos Estados Unidos.

Sabedoria, orientação e poder. Esses três valores marcantes dos Estados Unidos se relacionam perfeitamente com a águia. Decretada oficialmente com animal símbolo do país na Constituição Americana em 1972, esta ave do tipo cabeça-branca é comum no território americano e canadense, mas foi nos Estados Unidos que sua aparição ganhou força e notoriedade.

Panda-gigante

Ameaçado de extinção, o panda é o animal que representa a China.

Impossível falar da China sem se lembrar do panda-gigante. O animal possui concentração unicamente em território chinês, mas em caráter de extinção. Ironicamente, mesmo sendo dócil, amigável e muito carinhoso, os pandas-gigantes são alvos fáceis de caçadores em busca de seu pelo — que é utilizado para fabricação de roupas e acessórios. Estima-se que existam pelo menos mil sobreviventes no planeta concentrados no país.

Elefante africano

Parente dos antigos mamutes, o elefante africano é um animal característico da Costa do Marfim.

Os parentes dos antigos mamutes são símbolo da Costa do Marfim. Como diz o nome do país, a extração de marfim é característica da região, e o animal muitas vezes aparece estampado na bandeira do território. Os elefantes africanos vivem em bandos, e os filhotes costumam permanecer com os pais até terem idade suficiente para se cuidar sozinhos.

Castor

Decretado animal símbolo do Canadá em 1982, o castor vive em áreas de preservação ambiental financiadas pelo governo do país.

O castor foi decretado como animal símbolo do Canadá em 1982. Muitos chapéus foram produzidos com o pelo do animal no século XVII, chegando a se tornar uma ação proibida pelo governo. Atualmente, os castores vivem em grandes áreas de preservação ambiental financiadas pelo governo canadense.

Touro

Tradicionalmente lembrada pelas touradas, a Espanha tem o touro como seu animal símbolo.

Quando se fala do território espanhol, facilmente se lembra das tradicionais touradas, eventos muito populares que servem de palco para os animais correrem em arenas e perseguirem toureadores que treinam exclusivamente para a ocasião. São animais que vivem tranquilos, mas que podem ser agressivos diante de alguma ameaça.

Condor

Símbolo do Chile, o condor monta seus ninhos em picos altos e gelados dos Andes.

Os condores são um dos maiores pássaros que vivem em território sul-americano. Animal símbolo do Chile, o condor é característico da região porque costuma montar seus ninhos em picos altos e frios, regiões que são fáceis de achar em território chileno, sobretudo na Cordilheira dos Andes.

Lêmures

Encontrado apenas na isolada ilha de Madagascar, os lêmures são o símbolo deste país.

Os lêmures são exclusivamente encontrados na ilha de Madagascar, um país isolado do continente africano. Ameaçados de extinção, esses animais vivem em grandes bandos em copas de árvores muito altas para garantir sobrevivência contra os predadores. São dóceis, mas muito temerosos com estranhos, ficando bem escondidos a fim de se proteger contra uma ação ofensiva.

Arara

Estampada nas notas de R$ 10, a Arara é um animal típico do Brasil.

No Brasil, não podemos deixar de citar a arara, que também destaca-se na lista de animais ameaçados de extinção.

Imagem águia: iStock / Getty Images Plus / moose henderson

Imagem panda: iStock / Getty Images Plus / Entwicklungsknecht

Imagem elefante: iStock / Getty Images Plus / lara_zanarini

Imagem castor: iStock / Getty Images Plus / Jillian Cooper

Imagem touro: iStock / Getty Images Plus / alberto clemares expósito

Imagem condor: iStock / Getty Images Plus / CarGe

Imagem lêmures: iStock / Getty Images Plus / Enjoylife2

Imagem arara: iStock / Getty Images Plus / filipefrazao