Dê utilidade à casca de ovo

2.835 Visualizações

Engana-se quem pensa que só o que está no interior do ovo é que tem utilidade. Desse tradicional alimento, tão presente à nossa rotina, é possível também fazer uso da casca — e para as mais variadas finalidades.

Uma delas é como complemento de adubo, para fortificar as suas plantas e deixá-las ainda mais bonitas. A casca do ovo possui calcário, que apresenta como benefícios a correção da acidez e neutralização do alumínio, que é tóxico para as plantas. Ela também fornece nutrientes como cálcio e magnésio, que contribuem para o aumento do tamanho e volume do sistema radicular das plantas, causando uma maior eficiência das adubações.
A proteína presente no ovo auxilia na realização das funções da planta. Já o cálcio promove a redução da acidez do solo, melhora o crescimento das raízes e promove o aumento da atividade microbiana e da disponibilidade de vários outros nutrientes.

Conheça outras situações em que você pode aproveitar a casca do ovo:

Plante sementes

Antes de transformá-la em complemento de adubo, você pode plantar sementes nas cascas de ovos. Coloque as metades das cascas em caixas de ovos, encha-as com terra e insira as sementes, que absorverão os ingredientes adicionais da casca. Quando as mudas atingirem cerca de 7,5 cm, remova-as e transplante-as no jardim. Depois, amasse a casca de ovo e misture-as ao seu adubo composto.

Afaste pragas do jardim

Por serem ricas em cálcio, as cascas de ovo, em contato com o solo, podem aumentar o seu pH. Isso evita que animais como lesmas e caracóis infestem o seu jardim.

Brilho nas panelas

A panela em que você preparou o ovo para consumi-lo pode ser areada com a própria casca do alimento. Para dar um brilho especial, esfregue cascas limpas e amassadas nos restos de comida grudados nas paredes das panelas com a ajuda de uma esponja.

Máscara facial

Quem diria que a casca de ovo pode ser componente para tratamento de beleza! Com ela, você pode preparar uma boa máscara facial. Use um pilão para moer as cascas até se transformarem em um pó. Misture com a clara do ovo e terá um excelente cosmético para prevenir rugas, nutrir e hidratar a pele do rosto. Aplique, deixe secar e, depois, lave bem.

Curativo natural

A membrana da casca de ovo (a parte interior, que é como uma película transparente) serve como curativo de cortes finos e arranhões, graças aos seus efeitos regenerativos. Quando se machucar, cubra a lesão com um pedaço da casca, o que acelera o processo de cicatrização.

Reforço na alimentação

Adicione pó de cascas de ovo às suas refeições, para ter altas concentrações de cálcio na alimentação. O sabor da comida não será alterado e, dessa forma, você previne a osteoporose, fortalece os dentes e regula os níveis de colesterol no sangue. Antes de transformar as cascas em pó, lave-as bem com água morna antes.

Fortalecedor de unhas

Adicione um pouco do pó da casca do ovo ao seu esmalte. Suas unhas vão crescer fortes e brilhantes, graças ao cálcio e ao colágeno presentes no produto.

Faça giz para colorir

Você pode fazer um giz para a criançada pintar e se divertir! Faça um pó com as cascas de cinco ovos. Misture-as com uma colher de sopa de farinha, um pouco de água quente e colorante. Dê a forma que preferir à pasta obtida, deixe secar por três dias e está pronto!

Amenizar irritação na pele

Se estiver com a pele irritada ou com coceira, coloque algumas cascas de ovo de molho no vinagre de maçã por três dias. Ao esfregar o preparado nas áreas afetadas, sentirá alívio imediato.

Clareador de roupa

Para clarear aquela roupa branca que ficou amarelada por estar muito tempo guardada, triture bem as cascas de ovo limpas e secas, até formar um pó. Misture com fatias finas de limão e coloque dentro de um saco de pano que dê para fechar a boca. Insira as roupas dentro, feche a boca do saco e leve para a máquina de lavar.

Artesanato

As cascas de ovo podem ser objetos de decoração, cheios de significados. O ovo é símbolo de vida, prosperidade e fertilidade. Por essas razões, em diferentes culturas, sua imagem faz parte das comemorações do início da primavera, da Páscoa e do Natal.

Para transformá-los em artesanato, abra um pequeno buraco na casca, drene o conteúdo líquido, pegue seus pincéis e solte toda a sua criatividade!