Home office eficiente e sustentável

273 Visualizações

Pessoas que trabalham home office contribuem significativamente com o meio ambiente, já que a ação reduz a circulação de carros, o que economiza combustível e, consequentemente, diminui a poluição do ar.

Essa colaboração com a preservação ambiental pode ser ainda maior com a promoção de iniciativas no próprio local de trabalho, ou seja, o lar doce lar.

Mesmo uma estrutura pequena pode consumir energia considerável e ser fonte de desperdício e poluição, por exemplo. Sendo assim, aproveite ao máximo a luz natural. O monitor do computador ou notebook poderá precisar de protetor de tela para reduzir o reflexo, mas tente manter a mesa próximo da janela para trabalhar sob a luz solar.

Ao utilizar iluminação artificial, opte por instalar lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Elas consomem cerca de 75% menos energia e duram de seis a 15 vezes mais do que as convencionais. Oferecem melhor custo-benefício e maior eficiência nos ambientes em que as luzes ficam acesas por longos períodos.

Confira outras dicas para tornar sustentável o cantinho onde você acaba passando a maior parte do seu dia:

Mobiliário

Evite móveis de escritório feitos de madeira aglomerada, que pode conter compostos orgânicos voláteis (COVs). Prefira madeira maciça.

Outra opção é considerar a compra de móveis usados para reaproveitar materiais. Com essa alternativa, além de economizar dinheiro, você ajuda a reduzir a emissão de gases.

Equipamentos

Na hora de escolher os equipamentos que utilizará para trabalhar, opte por produtos econômicos e que possuam certificação de consumo eficiente de energia.

Com relação à um dos itens mais indispensáveis para o trabalho nos dias de hoje — o computador — escolha modelo que possa receber upgrades com facilidade. Ainda nessa questão, escolher um laptop é uma boa alternativa de economia energética, pois o aparelho pode consumir até 90% menos energia do que um computador de mesa. Além disso, pode ser usado com monitor, teclado e mouse convencionais.

Considere aparelhos multifuncionais — aqueles que reúnem impressora, copiadora e scanner em um único equipamento e, por isso, economizam energia.

Ao escolher uma impressora, analise a capacidade de impressão e o preço dos cartuchos de tinta.

Uso consciente

Para reforçar o esforço à economia de energia, desligue os aparelhos da tomada quando não estiver usando.

Ao usá-los, acione os recursos de economia de energia dos equipamentos. Caso o computador não disponha desse recurso, desligue o monitor quando estiver fora de uso, pois ele é responsável por 80% do consumo.

Na hora em que for imprimir algum documento, escolha a opção “rascunho”, para economizar tinta.

Sustentabilidade permanente

Quando a ideia for trocar de equipamento, procure reaproveitar periféricos e outros componentes, além de reciclar computadores antigos. Aproveite toda a vida útil do aparelho.

Outra opção para quando os aparelhos não atenderem mais às suas necessidades, é doá-los para organizações sem fins lucrativos ou a amigos.