Conheça o artesanato feito com couro de peixe

6.997 Visualizações
Couro de peixe
Foto: mda

Existem diversas espécies de peixes que deixam qualquer prato mais bonito e saudável. No entanto, você já pensou que as sobras desses peixes também podem ser aproveitadas ao invés de irem para o lixo? A pele do peixe que antes era jogada fora, agora tem se transformado em lindos objetos pessoais e de decoração nas mãos de artesãos.

Com a criatividade, a transformação da pele do peixe em couro pode se tornar uma variedade imensa de produtos, contribuindo com a renda de comunidades que vivem da pesca e do artesanato. Sem contar ainda que diminui os impactos ambientais do descarte deste produto no meio ambiente.

A maior parte da matéria-prima é oriunda da tilápia, do salmão, do robalo e da pescada. Para obter um couro de peixe com as características essenciais como maciez, elasticidade, flexibilidade e resistência são necessários alguns processos que podem ser feitos de forma artesanal ou com o auxílio de máquinas.

Quando o couro de peixe é curtido suas escamas ficam realçadas e dão um charme aos produtos. Para que isso aconteça a pele deve estar limpa, sem carne nem gordura para não dar mau cheiro. Depois de seca, ela deve ser amaciada com as próprias mãos. Ao final, passa-se cada pedaço com o ferro para que elas virem belas peças artesanais. As técnicas podem variar um pouco entre si, mas no geral são de fácil aprendizado.

O couro de peixe artesanal pode ser utilizado em sua coloração natural ou também ser tingido da cor que a pessoa preferir. Os acessórios mais comuns feitos com eles são bolsas, carteiras, cintos e chaveiros. No entanto, dá para confeccionar até calçados, como sapatos e sandálias, utilizando esse couro.

Na decoração o produto dá um toque especial em porta-retratos, caixas e até em almofadas. As opções são muitas e já conquistaram diversos países e o mundo da moda. A utilização desses objetos varia de acordo com o estilo de cada um, a única limitação é a imaginação.

Artesanato de couro de peixe
Foto: Andrios Thiago