11 benefícios do alecrim para a saúde

629 Visualizações
Fonte: Flickr – Fernando Stankuns Seja por meio meio de chá, óleo, tinturas ou em compressas, o alecrim possui benefícios comprovados à saúde.

Originário do Mediterrâneo, o alecrim geralmente é utilizado na culinária para temperar alimentos como carnes, legumes e molhos. Porém, as propriedades bioativas o tornam uma erva benéfica à saúde, podendo ser utilizada no combate a diversas enfermidades.

As propriedades do alecrim podem ser obtidas por meio de chá, óleo aromático, tinturas ou em compressas. É também chamada de erva da alegria, pois seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. Na sequência, veja 11 benefícios do alecrim para a saúde:

Pressão arterial: Entre os diversos nutrientes contidos na erva estão o potássio, magnésio, cálcio, fósforo e várias vitaminas, que quando em contato com o organismo, estimulam substâncias que auxiliam na circulação sanguínea, equilibrando a pressão arterial.

Problemas respiratórios: Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle de tosse, gripe e crises de asma.

Alívio da dor: O óleo essencial de alecrim ajuda a aliviar a dor da enxaqueca. Também pode ser aplicado para tratamento natural de artrite, dores musculares e outras dores como, articulares e musculares.

Ação digestiva: O chá do alecrim tem ação diurética, alivia os sintomas da má digestão, reduz os gases intestinais e auxilia na limpeza do fígado.

Auxilia a menstruação: por meio do chá, o alecrim facilita a menstruação e alivia as cólicas menstruais.

Memória: Conhecido por relaxar os nervos e acalmar os músculos, o alecrim aumenta o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória.

Combate o stress: Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress.

Cabelo: O alecrim ainda é indicado como fortificante do couro cabeludo, anticaspa e também contra a queda de cabelo.

Reduz o mau hálito: A tintura diluída em água serve para bochechos contra o mau hálito, aftas, estomatites e gengivites.

Tratamento de hemorroidas: O consumo da tintura do alecrim, por dez dias, pode ser eficaz no tratamento via oral de hemorroidas inflamadas.

Antienvelhecimento: Alecrim é um ingrediente popular em antienvelhecimento da pele, pois ajuda a reduzir o inchaço, estimula a regeneração celular, aumenta a firmeza e melhora o tônus da pele em geral.