Confira 6 dicas de como reduzir o lixo no dia a dia

941 Visualizações

A maior parte de tudo que consumimos hoje vai se tornar lixo um dia, embalagens, alimentos e entulho da construção civil, entre outros. No mundo moderno tudo é pensado para facilitar nossas vidas e muitas vezes não pensamos no que estamos fazendo com o nosso planeta. O nosso conforto é o presente e às vezes esquecemos que com simples atitudes podemos reduzir o lixo que produzimos.

Estudiosos apontam que cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo por dia. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só na região sudeste cada pessoa gera todos os dias aproximadamente 1,29 kg.

Dessa forma, se cada um souber dar um destino adequado ao que não vai utilizar mais e às sobras do dia a dia, esse número pode começar a abaixar gradativamente. Pensando nisso, selecionamos seis dicas de como reduzir o lixo no seu dia a dia:

1- Planeje e seja criativo. Pensar antes de fazer as compras e aproveitar as sobras dos alimentos são bons caminhos para diminuir o lixo indesejado.

Doce de casca de laranja
Doce de casca de laranja. Foto: artesanatoereciclagem

2- Plante em casa. Mesmo dentro do apartamento é possível fazer a vermicompostagem, que nada mais é que a utilização de minhocas para transformar os restos de alimento em adubo. Com ele é possível plantar verduras e legumes em casa. Desta forma, você vai comer alimentos frescos e ainda pode encher sua casa de vasinhos coloridos.

Horta em casa
Horta em casa. Foto: nathieju

3- Substitua. Prefira pilhas e baterias recarregáveis às comuns. Elas podem ser usadas por muito mais tempo e por isso reduzem a quantidade desse tipo de lixo no meio ambiente. Esse material possui metais pesados e se descartados de forma incorreta poluem, principalmente, os lençóis freáticos.

Pilha recarregável
Pilha recarregável. Foto: einstein

4- Reutilize. Depois de usar o óleo na cozinha, ao invés de descartá-lo no lixo ou na rede de esgoto, transforme-o em sabão. A receita é simples e você ainda economiza na compra de sabão.

Sabão de óleo
Sabão de óleo. Foto: blogodorium

5- Economize. Ao fazer as compras optar por produtos a granel. Alimentos frescos evita algumas embalagens desnecessárias, como o plástico e o isopor.

Produtos a granel
Foto: hiperideal

6- Doe. Alguns materiais que você não precisa mais podem continuar sendo úteis para outra pessoa. Essa é uma boa forma de dar vida nova aos objetos que não têm mais utilidade para você.

Consumo colaborativo
Foto: fragmaq

Além dessas, existem diversas outras formas de reduzir o lixo que produzimos, mas a melhor é aquela que mais se adéqua ao estilo de vida de cada um.