Zona Verde: Conheça o projeto de incentivo a mobilidade urbana sustentável

557 views
Zona Verde
Foto: institutomobilidadeverde

O Projeto Zona Verde propõe a criação de áreas recreativas em espaços destinados para estacionamento de carros – conhecidos como Zona Azul. A iniciativa – uma parceria do Instituto Mobilidade Verde, Design OK e Gentilezas Urbanas – foi apresentada no Festival Urbano Design Weekend, realizado em agosto em São Paulo, e ganhou os espaços urbanos em diversas regiões da cidade.

As Zonas Verdes foram inspiradas nos “parklets”, criados em São Francisco nos Estados Unidos, e têm como principal objetivo estimular a discussão sobre a ocupação e uso dos espaços públicos com equidade. Para atrair e despertar o interesse das pessoas, os locais são equipados com mesas, bancos, jardins, cafés, palcos artísticos e estacionamento para bicicletas, tudo feito com matéria-prima sustentável.

A apresentação do conceito durante o Festival Urbano Design Weekend foi apenas a primeira etapa do projeto. O intuito dos idealizadores agora é convidar a sociedade, institutos e o poder público para debater questões relacionadas à mobilidade urbana e estimular a criação de políticas públicas que permitam a implantação permanente das Zonas Verdes na cidade.

Zona Verde
Foto: institutomobilidadeverde

Em São Paulo, os espaços destinados aos estacionamentos da Zona Azul somam hoje mais de 32 mil vagas. Para os organizadores do projeto, o uso de algumas delas como Zonas Verdes permanentes, além de trazer benefícios para a população, não comprometeria o funcionamento das zonas azuis.

Segundo os idealizadores, quem teve a oportunidade de conferir e aproveitar os espaços montados pelo grupo em algumas regiões da cidade aprovou a ideia. Para eles, o uso alternativo destes locais torna a cidade mais harmoniosa e amigável.