Casca de banana dá brilho aos sapatos e pode fazer muito mais

554 Visualizações

Ao descascar a banana para consumi-la, ali não é o fim, mas sim o início de uma série de utilidades que podem ser feitas a partir daquilo que viraria lixo: a casca.

Falando da banana como alimento, ela é uma excelente fonte de vitaminas A, B1, B2 e C. Ela fornece ainda fibras e sais minerais e é muito indicada para evitar cãibras.

A casca, por sua vez, pode ser utilizada na parte gastronômica, no preparo de bolos, doces e pães, mas sua capacidade vai além: nela, está poderoso aliado para devolver o brilho a objetos de prata e aos sapatos de couro. Para utilizá-la dessa maneira, remova todo o material viscoso remanescente no interior da casca. Depois, é só esfregar o interior da casca nos sapatos e na prataria. Quando finalizar, dê polimento aos objetos com uma toalha de papel ou um pano macio.

Mobília de couro ou bancos de carro também podem ser recuperados com a técnica.

A casca de banana tem outras interessantes utilidades. Conheça mais a seguir.

Amaciante para carne

Em muitos países asiáticos, a casca de banana é usada para embrulhar a carne durante o cozimento e torná-la mais macia. A própria banana também auxilia nesse processo, acrescentando à panela o alimento maduro descascado.

Tratamento de pele

Os nutrientes da casca da banana possuem enzimas que contribuem para uma pele mais saudável. Você pode fazer, por exemplo, uma máscara facial. Com uma faca ou colher, raspe a camada mais mole de dentro da casca fresca. Com a massa amarelada resultante, misture a clara de um ovo e, se quiser potencializar a hidratação, acrescente uma colher de sopa de mel ou óleo de coco. Aplique em todo o rosto e, após 20 minutos, enxague bem com água fria, passando um pouco de soro fisiológico para finalizar o tratamento.

Faça o procedimento uma vez por semana, sempre no período noturno, para não correr riscos de queimar a pele no Sol.

A casca de banana também é rejuvenescedora. Durante a noite, todos os dias, pegue um pedacinho de casca fresca e massageie nas áreas desejadas por três minutos. Espere dez minutos até a superfície secar completamente. A região tratada não deve ser lavada. Para finalizar o procedimento, passe uma camada de creme firmador para intensificar a ação.

Limpeza de plantas

Para limpar folhas de plantas que estejam dentro de casa, use o lado interno da casca. Toda a sujeira será removida e o feito trará mais brilho ao seu plantio. Filodendros, alocasias e cactos são algumas espécies que são facilmente limpas com a casca da banana.

Jardim protegido

Se as sua plantas estão em risco por conta de pulgões, enterre cascas de banana secas ou cortadas a três ou cinco centímetros de profundidade em torno da base das plantas infestadas. Rapidamente os parasitas se afastarão.

Composto para adubo

Devido ao seu alto teor de potássio e fósforo, as cascas de banana são ótimos aditivos a qualquer adubo, para enriquecer o solo. Triture a casca e a polpa da fruta e enterre ao redor da planta.

Com tantas utilidades, não faltam motivos para que a casca de banana tenha outro destino, menos o lixo!