Porta retrato reciclado: aprenda o passo a passo

5.002 Visualizações
Porta retrato
Foto:opaportal

Não há nada mais bonito e especial do que ter em casa um item de decoração totalmente personalizado de acordo com os nossos gostos, não é verdade? Principalmente quando se trata de recordações e imagens dos momentos mais marcantes que vivemos.

Com o avanço da tecnologia e a presença de câmeras de todos os tipos, modelos e tamanhos, temos a possibilidade de registrar tudo o que acontece ao nosso redor. Mas a questão é: o que fazemos com essas fotos depois? A melhor maneira para não ficarem esquecidas nas memórias de nossos computadores e celulares é coloca-las em porta retratos. Ainda melhor é aliar a beleza ao conceito sustentável.

Aprenda a fazer um porta retrato reciclado, com diversos tipos de materiais à sua escolha, de forma simples e prática com o nosso passo a passo:

Porta retrato de tecido ou papel estampado

Você vai precisar de:

Materiais para fazer um porta retrato
Foto: artesanatoehumordemulher

• 1 retângulo de papelão de 20,5 cm de altura por 31 cm comprimento;

• 2 retângulos de papelão de 20 x 15 cm com um recorte de 14,5 x 9 cm no meio;

• Tecido ou papel estampado para encapar;

• 2 fotos;

• Cola branca.

Passo a Passo:

• Pegue o pedaço maior de papelão e dobre-o ao meio apenas para marcá-lo;

• Cole o tecido ou papel estampado com a cola branca nesse pedaço de papelão como se estivesse encapando um livro. As dobras do tecido ou papel deverão ficar na parte de dentro, onde colocaremos as fotos;

• Encape todo o pedaço de papelão, na frente e atrás, para que as dobras do tecido ou papel não fiquem à mostra. Faça o mesmo com os retângulos menores que foram recortados, eles serão as bordas das nossas fotos;

• Em seguida passe cola nas bordas em apenas três dos lados e cole-as no pedaço maior de papelão, uma de cada lado do papelão dobrado – deixe a parte de cima das bordas sem cola, pois as fotos serão colocadas nesta região. Agora é só esperar secar e ele estará pronto.

Você pode decorar o seu porta retrato reciclado com diversos materiais, de cores, tipos e tamanhos diferentes: botões, adesivos, fitas, recortes de revistas, enfim, tudo o que a imaginação mandar.

Porta retrato
Foto: fitasrendas

Porta retrato com pote de vidro

Outra dica para fazer um porta retrato reciclado que exige menos trabalho, porém possui muita originalidade, é com potes de vidro que você não usa mais. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Você vai precisar de:

• 1 pote de vidro com tampa de pelo menos 12 cm de altura;

• 1 ou 2 fotos, dependendo da largura do pote;

• 1 pedaço de tecido ou papel colorido que seja maior que a tampa do pote – pelo menos 2 cm;

• Adesivos diversos.

A montagem é muito simples: basta decorar a tampa do pote com os adesivos que você escolheu, colocar a foto dentro do pote de vidro – se ele for muito largo será preciso colocar mais de uma foto –, e depois o tecido ou papel sobre a boca do pote e fechá-lo. Você também pode colar o tecido sobre a tampa e fazer um laço com uma fita para prendê-lo.

O trabalho com diversos tipos de materiais para a criação de porta retratos reciclados pode gerar renda aos artesãos, além de ser uma atividade prazerosa e ecologicamente correta.

Porta retrato
Foto: cupdesign