Passo a passo: Aprenda como fazer enfeites natalinos

2.561 Visualizações

O fim do ano é a época de reunir toda família à mesa para as comemorações natalinas. Decorar sua casa é uma boa maneira de receber seus convidados e gastando pouco fica melhor ainda.

Preparamos algumas sugestões de como fazer enfeites natalinos para embelezar sua casa utilizando diversos materiais reciclados como CDs, bexigas e garrafas PET.

Árvore de Natal de revista

Não sabe o que fazer com aquela revista velha? Você pode usá-la para decorar sua casa ou outro ambiente ao fazer uma árvore de Natal. Para isso, você vai precisar de apenas uma revista velha. Abra a revista e pule a capa. Em seguida, dobre a primeira página no formato de um triângulo. Passe o dedo para que a dobra fique bem marcada. Depois, dobre novamente essa mesma página para que fique na forma de um cone. Para o acabamento, dobre a parte inferior que sobrou para dentro. Agora basta repetir o processo em todas as páginas da revista.

Árvore de Natal feita com revista
Foto: papo-de-arte

Guirlanda de bexiga

Outra dica é enfeitar a porta da casa com uma guirlanda. Você pode fazer diversas guirlandas apenas substituindo o material reciclado. Uma opção é usar as sobras de bexigas estouradas da festa de aniversário. Para confeccioná-la você vai precisar de um pedaço de arame dobrado na forma de um círculo e bexigas coloridas. Encaixe as bexigas no arame até completar toda a volta. Quanto mais bexigas usar, mas bonita ficará a guirlanda.

Guirlanda de bexiga
Foto: oartesanato

Castiçais de garrafa PET

As velas dão um toque especial na decoração de Natal. Para fazer um castiçal estiloso e amigo da natureza, você vai precisar de uma garrafa PET pequena. Corte o gargalo da garrafa PET com cerca de 4 a 5 cm de comprimento, contados a partir da tampa. Em seguida, retire a tampa e encaixe a vela.

Castiçais de garrafa PET
Foto: reciclarteartesanato

Sinos de garrafa PET

Os sinos também são símbolo do Natal. Para facilitar, escolha uma garrafa PET que tenha formato semelhante a um sino. Em seguida, corte a parte superior da garrafa em aproximadamente 6 cm de comprimento, contados após a curva da garrafa. Para dar um aspecto liso no local do corte, basta passar essa parte rapidamente pelo fogo. Você pode usar uma vela ou um isqueiro. Para o pêndulo do sino, reaproveite a bola de Natal pequena do ano passado. Faça um furo na tampa e amarre a bola de Natal com um fio de nylon. Você pode usar fitas, tintas e outros materiais para dar o acabamento no sino.

Sinos de garrafa PET
Foto: pinteecrie

Enfeite de Natal com CD

Você também pode personalizar o enfeite de sua árvore de Natal. Separe fotos de seus familiares e amigos e corte em formato redondo. Use um CD como base e cole a foto no meio dele. Em seguida, faça um furo em uma das extremidades do CD e utilize fita de cetim para pendurá-lo na árvore de Natal.

Enfeite de Natal com CD
Foto: materiaincognita

Bolas de Natal de lata de refrigerante ou cerveja

Guarde as latas de refrigerante ou cerveja para confeccionar bolas de Natal. Para isso, corte o fundo das latas com a ajuda de uma tesoura. Em seguida, faça um furo em uma das extremidades. Use verniz vitral da cor que preferir para colorir a bola de Natal. Outra dica é fazer desenhos usando tinta tridimensional e jogar purpurina em cima. Utilize um fio de nylon para prender a bola na árvore de Natal.

Bolas de Natal de lata
Foto: xptoonline