Sem tempo para exercícios? 15 minutos diários é o suficiente

187 Visualizações

Um dos maiores motivos para o sedentarismo é a falta de tempo para exercícios. A rotina de trabalho e de casa é intensa e acaba desgastando a maioria das pessoas, deixando-as desanimadas para praticar exercícios físicos.

Sem contar, que não é todo mundo que gosta ou se sente à vontade indo a academia ou praticando atividades esportivas fora de casa. Decidindo por então, não praticar atividade alguma, o que talvez seja ruim se o seu estado de saúde não estiver bom. Arrumar um tempo para exercícios pode ser uma ótima opção a longo prazo!

O que fazer?

O primeiro passo, é se auto perguntar, questionando se está levando uma vida sadia, se está cansando ao mínimo esforço ou se realmente está se valorizando como pessoa.

O segundo passo, é saber diferenciar o que é exercício e o que é atividade física; Atividade é qualquer expressão que envolva contração dos músculos, como caminhadas ao final do dia. Já exercícios é um objetivo de atividade programada, como séries de repetições.

A questão é, o que te impede de praticar qualquer das atividades citadas acima? Falta de vontade? Desânimo? Cansaço? Ou simplesmente não tem tempo?

A falta de tempo para exercícios é um dos fatores que mais leva ao sedentarismo. Não se deixe influenciar!

Questione-se e reflita, pessoas sedentárias possuem diversos problemas na saúde, sejam eles físicos, como pressão alta, diabetes, ou cansaço mental. É isso que você quer para a sua vida? Acho que não, né?

Separe um tempo para exercícios do seu dia, afinal, tempo para lavar roupa, almoçar, jantar, ver televisão, mexer no celular, todos possuem, mas e momentos para cuidar de você? Reserve 15 minutinhos do seu dia, já é o suficiente, e comece hoje mesmo a praticar uma nova rotina de exercícios em prol da sua saúde e bem-estar.

Separamos 10 dicas importantes para você começar a fazer prática deste hábito. Anote todas e ânimo!

tempo para exercícios
tempo para exercícios

    1. Leve seu cachorro para passear

    Seu cãozinho vai amar dar uma volta pelo bairro ou em um parque, e você como dono, com certeza irá apreciar o passeio. Que tal?

    2. Leve e busque seu filho na escola, mas vá caminhando

    A escola do seu filho é perto de casa? Comece a levá-lo andando, isso será bom para aproveitar mais momentos ao lado da criança, ao mesmo tempo que os dois praticam o exercício de andar.

    3. Faça um passeio a pé

    Não gosta da ideia de ter que andar sem objetivo algum por seu bairro? Dê uma volta pelo shopping ou algum parque, vitrines e ambientes naturais chamam nossa atenção e nos fazem ficar distraídos e satisfeitos.

    4. Faça exercícios com amigos

    Quer reunir sua turma para juntos praticarem atividades físicas? Monte uma rotina de exercícios, convide-os e os motive, afinal, treinar em grupo é incentivador e divertido.

    5. Fale enquanto anda

    Quando estiver falando ao telefone, que tal andar? Deste modo você pratica alguma atividade e nem se incomoda, afinal, a conversa distrai você.

    6. Assista TV e se exercite

    Já pensou em juntar o útil ao agradável? Você não precisa perder aquele programa de TV que tanto gosta, ao invés disso, coloque um tapete em sua sala ou colchonete, e faça pequenos exercícios enquanto assiste. Faça abdominais, polichinelos, corridas sem sair do lugar, alongamentos e muitos outros.

    7. Estacione o carro e ande

    Quantas vezes você não se estressou por que ficou minutos procurando aquela vaga perto da entrada? Não passe nervoso à toa, estacione onde conseguir e faça o caminho andando. Deste modo, você poupa seu mal humor e beneficia seu bem-estar.

    8. Suba e desça escadas

    Esqueça os elevadores! Seja no seu trabalho, no shopping ou no seu apartamento, comece a subir e descer os andares pela escada. Pode parecer difícil no começo, mas com o tempo você irá agradecer.

    9. Gosta de dançar? Então dance muito!

    O bom da dança é que você pode praticá-la em qualquer lugar! Seja em uma festa de aniversário, casamento, balada, jogando videogame ou até mesmo na sala da sua casa. Dance muito, divirta-se e ainda queime muitas calorias.

    10. Pule a sobremesa

    Que tal pular a sobremesa em um jantar e dar um passeio com sua família? Deixe o doce de lado e dê uma volta após jantar com pessoas queridas.

    E não se esqueça de manter uma alimentação saudável para manter o seu bem-estar!

    Agora não existem mais desculpas, escolha a atividade que mais se encaixa com você e pé no exercício!