Descarte de lâmpadas: Melhor jogá-las no lixo comum ou não?

173 Visualizações

Saiba como fazer o devido descarte de lâmpadas. Sempre bate aquela dúvida quando as lâmpadas de casa queimam ou quebram: Melhor jogá-las no lixo comum ou não? Com certeza não é recomendado! Além dos perigos de corte que podem ocasionar aos garis, algumas lâmpadas possuem substâncias tóxicas prejudiciais ao meio ambiente.

Quando as lâmpadas da sua casa queimarem, não as jogue no lixo reciclável, menos ainda no lixo comum. Embale-as em papel ou caixa de papelão, evite os sacos plásticos, pois elas correm o risco de quebrar no caminho.

Além disso, quando quebradas, as lâmpadas liberam mercúrio, substância que pode gerar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente. Sem contar, que quando despejado em lugares inapropriados como rios, ele volatiza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas.

Para evitar tais problemas ambientais e na saúde humana, o cuidado com o descarte de lâmpadas deve ser feito com qualquer tipo!

Aprenda como fazer o descarte de lâmpadas correto:

Descarte de lâmpadas Fluorescentes

Econômicas e populares, possuem mercúrio em seu interior. Seu metal pesado é tóxico e pode contaminar o solo, a água, as plantas e os animais.

Se estiver apenas queimada, é possível encaminhá-la aos centros que comercializam a lâmpada, a fim de que façam o tratamento adequado. Agora, se estiver quebrada, coloque-a em uma caixa de papelão ou enrolada em um papel, e a leve para uma loja ou revendedora que faça o recolhimento do material.

descarte de lâmpadas
descarte de lâmpadas

Lâmpadas LED

As lâmpadas de LED são feitas com uma variedade de materiais, que inclui vidro ou plástico para habitação, cerâmica ou alumínio.

Ela possui vida útil longa com 98% dos componentes podendo ser recicláveis, reduzindo o desperdício de energia. Além disso, possuem uma capacitação ampla de iluminação.

Em casos de quebra ou queima, procure postos que fazem a coleta das lâmpadas. Ainda não há no Brasil uma indústria que lucre com seu aproveitamento.

Lâmpadas incandescentes

Elas possuem metal misturado ao vidro, o que não permite que as mesmas sejam recicladas. Além disso, elas não contêm substâncias que prejudicam o meio ambiente, ficando automaticamente, fora dos programas de reciclagem.

Se decidir descartá-las, embale-as bem para que não haja o risco de quebra e possíveis ferimentos em quem for manusear o lixo. Mas se preferir, utilize-as em projetos sustentáveis e artesanais. Use a imaginação e crie cenários decorativos com as lâmpadas já gastas.

Agora quando for necessário realizar o descarte de lâmpadas, você já sabe como fazer!