Decore seu quintal com materiais reaproveitados

180 Visualizações

Os materiais que estão encostados em um cantinho do quintal e parecem não servir mais para nada podem se transformar em objetos de decoração para o próprio espaço, que tornarão o ambiente muito mais aconchegante e agradável.

Uma escada velha de madeira, por exemplo, que tanto já foi útil para você alcançar lugares mais altos, pode agora virar uma horta. Como? Abra a escada e crie prateleiras com tábuas de madeira. Os vasos para abrigar as plantas podem ser feitos com canecas, regadores, garrafas de água, entre outros materiais que também podem ser reutilizados.

Flores para embelezar o ambiente podem ser plantadas em uma sapateira de tecido, transformada em jardim vertical. Para reutilizá-la, ela precisa estar em bom estado, para que a terra não escape. Caso contrário, se necessário, faça emendas.

Coloque uma pequena quantidade de terra nos espaços da sapateira, cavando no centro para acomodar as plantas. Após colocá-las, complete com terra e a pressione delicadamente ao redor da muda, para que fique bem firme. Para finalizar, coloque pedriscos para preencher os espaços ao redor de cada planta.
Confira outras dicas sustentáveis para renovar o ambiente do seu quintal, de maneira bonita, sustentável e econômica.

Bancos de paletes ou caixotes

Em um dia ou noite de calor, quem não gosta de reunir a família e os amigos no quintal de casa e jogar uma boa conversa fora? Para que isso possa ser feito o mais confortável possível, faça bancos ou sofás com paletes ou caixotes, aqueles geralmente descartados em depósitos e mercados de frutas. Basta lixá-los, envernizá-los e colocar almofadas por cima para proporcionar o devido conforto para passar horas batendo um divertido papo, sentado ali.

Enfeites com potes de geleia

Os potes de geleia também podem ser reaproveitados. Enrole cordas de sisal em toda a sua borda e pendure-os onde quiser. Ao colocar velas dentro dos recipientes e acendê-las à noite, o ambiente ficará lindo!

Vasos criativos

Suas flores podem ser colocadas em vasos nada convencionais, mas que se tornam interessantíssimos com a criatividade. Um par de botas velhas pode ser um exemplo. Os calçados podem servir como vasos temporários com plantinhas como a mosquitinho e a chuva de prata ou gipsófila.
Latas de bebidas também podem ser utilizadas ao natural — por já serem bem coloridas — ou encapadas para personalizá-las de acordo com o ambiente.