A importância do descarte correto de móveis usados

1.272 views
Móveis usados
Foto: afolhadosul

A sociedade brasileira cada vez mais tem dado uma atenção especial e se dedicado a atividades voltadas ao meio ambiente urbano. E se tratando de móveis usados, pense quantas vezes você já viu sofás, camas, armários e outros móveis em avenidas, ruas e praças? Eles provocam muito mais do que a degradação da paisagem, o problema ambiental é sério e pode ser percebido, dentre outras formas, durante a temporada de chuvas e a cheia de rios e córregos. A questão da destinação correta dos resíduos gerados pelas cidades trouxe à tona a necessidade de se promover ações, em especial na área de resíduos sólidos.

Os móveis usados, como os sofás, camas, armários, entre outros, além de causar transtorno quando abandonados em locais públicos, são frequentemente encontrados jogados de forma inadequada, acumulando sujeira e poluindo as ruas, sem falar que pode servir como abrigo para roedores e insetos. Esta prática deve ser evitada, os móveis que não têm mais utilidade devem ser encaminhados de forma adequada para o descarte correto, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Existem empresas que fornecem o serviço de coleta da mobília, retirando-os de sua residência, fazendo toda a descaracterização, separando a matéria-prima e encaminhando-as para outras empresas, que são capacitadas para efetuar a reciclagem de cada material que faz parte do móvel, como madeira, ferro, plástico e etc.

Móveis
Foto: afolhadosul

A Fragmaq, por exemplo, disponibiliza equipamentos que auxiliam na prestação de serviços de gerenciamento destes tipos de resíduos, que são produzidos por meio de altos padrões tecnológicos e certamente irão fazer a diferença para as empresas que realizam o correto descarte ou reaproveitamento dos resíduos.

Os móveis devem ser descartados da maneira adequada para que possam ser reaproveitados de modo a não prejudicar o meio ambiente. E a conscientização dos cidadãos faz toda diferença, pois muitas vezes estes móveis são jogados às margens das represas, rios e lagos, trazendo grandes impactos, causando enchentes pelo acúmulo de sujeira, entupimentos, entre outros problemas.