Contato com a natureza pode ajudar na prevenção de estresse, ansiedade e depressão

333 Visualizações

“É melhor prevenir do que remediar”, diz um ditado popular. E é esse papel que a natureza faz no combate aos principais transtornos do mundo moderno.

Pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, reuniram 168 voluntários, dos quais metade foram colocados para passear em florestas e o grupo restante para andar nos centros urbanos. Aqueles que tiveram contato com a natureza apresentaram uma diminuição de 16% no cortisol (hormônio do estresse), 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial.

Ainda na avaliação dessas pessoas, notou-se melhora significativa no aparelho digestivo, nas alergias e na resistência à bactérias e infecções. Especialistas salientam que a exposição a ambientes sem muita natureza coloca a pessoa em um ecossistema hostil, onde tudo que o rodeia é artificial. E pesquisas atestam que essa situação gera um impacto significativo na saúde.

Reafirmação

Outras pesquisas reafirmam que a natureza traz grandes benefícios à saúde mental. Na Austrália, um estudo produzido na Universidade Deakin mostrou que estar exposto à ela proporciona momentos de liberdade e relaxamento, refletindo positivamente no estado mental das pessoas e reduzindo sintomas de ansiedade e depressão.

Na Holanda, pesquisadores do Centro Médico Universitário de Amsterdã constataram que os cidadão que vivem próximos da natureza tem 21% de chances a menos de desenvolverem depressão. Além disso, há melhora na qualidade do sono, no desenvolvimento cognitivo, na imunidade, nos problemas cardíacos e pulmonares, além de uma redução na ansiedade, na tensão muscular e na possibilidade de desenvolver doenças como obesidade e diabetes.

Preservação

Os benefícios resultantes do contato com a natureza devem ser vistos pela sociedade e pelo poder público com atenção especial. Diante dos ganhos, é importante que haja a preservação de espaços verdes acessíveis e bem cuidados próximos da população. Isso estimula a visitação e a prática de atividades, o que propicia ainda mais qualidade de vida.

Então, integre o contato com a natureza à sua rotina. Parques, praças, trilhas e cachoeiras te esperam! Respeite e preserve esses espaços e desfrute do que de melhor eles podem te oferecer!