Lixo eletrônico é transformado em lindos insetos nas mãos de artista

761 views

O mundo da tecnologia e da realidade aumentada cada vez mais se mistura à natureza em seu estado bruto. A artista Julie Alice Chappell, com toda sua delicadeza, resolveu criar insetos com materiais eletrônicos reciclados e acaba por representar bem essa simbiose entre o que é tecnológico e o que é natureza em nossos dias.

Dessa maneira inteligente, a artista consegue dar um fim muito mais interessante e belo a uma pequena parcela das 41,8 milhões de toneladas de lixo eletrônico que foram produzidas no mundo apenas no último ano. Desse número aterrador, segundo as Nações Unidas, apenas um sexto foi devidamente reciclado.

A artista britânica dá preferência às placas e circuitos de computadores, pois suas formas e desenhos a permitem criar asinhas e corpinhos de insetos. Chappell possui uma coleção batizada de “Computer Component Bugs”. Ela diz sempre se encantar com os componentes minúsculos, com os circuitos complexos e com as cores metálicas que lembram os padrões belos e delicados encontrados na natureza.

“Olho para as placas de circuito com a mesma curiosidade e espanto com que vejo o mundo natural”, afirma a artista. Em suas obras também existe a preocupação ambiental, já que a ideia de transformar materiais que seriam danosos à natureza em algo reutilizável e belo é uma de suas motivações.

Confira algumas de suas obras:

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução