Coca-Cola lança garrafa de plástico feita 100% com cana-de-açúcar

896 views
Reprodução / coca-colacompany.com/ Empresa deve tornar sustentável toda a sua produção de garrafas até 2020.

Com o objetivo de fazer parte das empresas que se preocupam com o meio ambiente, a Coca-Cola apresenta a garrafa de plástico “PlantBottle”, feita 100% com cana-de-açúcar. Este pode ser um passo para o fim do uso de petróleo como matéria-prima na produção das embalagens no futuro.

É importante ressaltar que esta não é a primeira tentativa da empresa a buscar soluções sustentáveis para seus produtos. Em 2009, a Coca-Cola produziu uma garrafa feita com 30% de plástico à base de cana-de-açúcar. Foram produzidas 35 bilhões de garrafas e distribuídas em 40 países. Com isso, cerca de 315 mil toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) anuais foram poupadas à atmosfera.

Ainda não há previsão de quando as “PlantBottles” serão produzidas, mas já existem empresas interessadas em produzir a embalagem sustentável. Toda a cana-de-açúcar virá do Brasil e o processo de reciclagem será o mesmo.

“A Coca-Cola está determinada a liderar o processo para livrar a indústria das embalagens descartáveis da dependência dos combustíveis fósseis e das energias não-renováveis”, declarou um representante da empresa à CNN Money. De acordo com a Coca-Cola, a cana-de-açúcar utilizada para produzir as garrafas sustentáveis virão de fornecedores que fazem uso da chuva como forma de irrigação e de colheita mecânica. Aqui no Brasil, país de onde será retirada a cana-de-açúcar, quase 100% dos campos de cana estão cerca de 2.000 km da Amazônia.

A previsão é que a 2020 a Coca-Cola passe a produzir exclusivamente a “PlantBottles”.