Invenção facilita o transporte de água em regiões africanas

439 Visualizações
Hippo Roller Projeto já distribuiu mais de 45 mil unidades do galão na África.

A escassez de água e falta de saneamento na África não é novidade para ninguém. Historicamente falando, o continente sempre concentrou seus esforços e luta na construção de uma estrutura que melhorasse a qualidade de vida de seus habitantes – que sofrem dia após dia com falta de higienização, alimentação, saúde e poucos postos assistenciais.

Mas no que depender dos engenheiros sul-africanos Pettie Petzer e Johan Jonker, a população africana terá, daqui para frente, um novo e importante aliado no transporte e armazenamento de água. Trata-se do Hippo Roller, uma espécie de galão portátil capaz de comportar até 90 litros de água com segurança, sem deixar que o líquido seja contaminado e, o melhor de tudo, extremamente prático na questão de mobilidade.

A iniciativa, batizada como Hippo Roller Water Project, teve início em 1991 quando a dupla de engenheiros decidiu criar uma nova alternativa que pudesse auxiliar o povo africano em sua árdua rotina. Passados 25 anos, a dificuldade em fazer o transporte de água continua a ser como um grande problema para a população, já que na própria água, onde muitas bactérias ficam hospedadas, concentram-se um dos maiores índices de doenças e infecções.

Hippo Roller Galão portátil é capaz de comportar até 90 litros de água.

Ainda hoje, os africanos continuam a “dar o seu jeito” para fazer a operação, fazendo uso de vasilhas e baldes abertos (e bem menores) para transportar o recurso até as suas casas. Com o novo barril, a ideia é não somente armazenar uma quantidade maior da água, mas, sobretudo, garantir que ela chegue aos lares em boas condições para consumo.

Vale ressaltar também a praticidade da engenhoca, que pode ser conduzida por um sistema de rolagem direcionado por dois eixos conectados nas extremidades do compartimento. Desta forma, milhares de mulheres e crianças africanas, responsáveis pela tarefa de abastecimento, terão um alívio muito maior para dirigir seus galões durante os quase 6 quilômetros de distância que percorrem todos os dias em busca da água – segundo a ONU.

O projeto conta com uma campanha de Crowdfunding em seu site e procura por parceiros e sócios para arrecadação de novos investimentos. Os organizadores do projeto divulgaram que, até o momento, o Hippo Roller Water Project já realizou a distribuição de mais de 45 mil unidades do equipamento, número responsável pelo alcance (direto ou indireto) de aproximadamente 300 mil pessoas.