São Paulo cria posto de coleta de eletrodomésticos

9.257 views

 

iStock.com / petovarga Os itens serão coletados por uma cooperativa especializada nesse tipo de resíduo.

O descarte de resíduos em qualquer local causa enormes danos ao meio ambiente, como o aumento das enchentes, contaminação do solo e outros graves problemas. A reciclagem é um tema muito importante a ser discutidos pelas autoridades do mundo todo, pois muitos ainda não sabem como destinar corretamente o lixo produzido diariamente e itens como eletrodomésticos.

Leia também: Isopor ganha ponto de coleta em São Paulo

Por isso, a prefeitura de São Paulo, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), criou um programa piloto de logística reversa de eletrodomésticos. Os pontos para descarte e reciclagem corretos estão localizados na região da Lapa, Zona Oeste, onde será oferecido também um serviço de retirada em domicilio para equipamentos de grande porte.

A região foi escolhida após várias pesquisas e estudos técnicos elaborados pela Jica, que apontam que os moradores da Lapa são mais acessíveis a iniciativas de sustentabilidade. A expectativa é que até 2020 sejam implantados pontos de coleta em outras quatro regiões da cidade. “Estamos avaliando a partir dessa experiência na Lapa, que termina em setembro de 2017, expandir para as demais 31 subprefeituras”, destacou Ricardo Brandão, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), em entrevista ao site da Agência Brasil.

Grandes redes varejistas também estão participando e instalaram pontos para receber liquidificadores, espremedores, laptops, celulares, entre outros eletrodomésticos.

Como vai funcionar o ponto de coleta?

Ricardo Brandão, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), informou, em entrevista ao site da Agência Brasil, que existirá uma espécie de lixeira apropriada para receber o material. “A reciclagem que estamos estudando prevê o reaproveitamento máximo do material. Temos até setembro (de 2017) para estudar o grau de reciclagem que vamos alcançar.”

Nos locais indicados, serão recebidos objetos com dimensão de até 60 centímetros de largura, 50 de comprimento e 75 de altura. Os eletrodomésticos serão levados por uma cooperativa especializada em resíduos eletrônicos, onde deverão ser desmontados para que os invólucros de plástico ou metal sejam separados.

Serão adotados dois sistemas para o recolhimento dos eletrodomésticos: coleta nas lojas e a coleta em casa, que deve começar em breve. No caso do Coleta nas Lojas, os estabelecimentos participantes são: Casas Bahia, Extra, Lojas Americanas, Pernambucanas, Ponto Frio e Walmart. Qualquer pessoa pode se dirigir a um desses estabelecimentos e descartar um equipamento.

Para as lojas que estão participando, assim que o consumidor comprar um produto novo de grande porte, como geladeira, fogões e máquinas de lavar, eles receberão um cupom para que o consumidor possa agendar a troca do produto que vai ser substituído. Para a execução do serviço será cobrada uma pequena taxa.
A Coopermiti, cooperativa especializada em resíduos eletrônicos, vai atuar como Centro de Consolidação, realizando a coleta, classificação, apuração de informações e armazenamento temporário dos eletroeletrônicos.

De acordo com informações divulgadas pela subprefeitura da Lapa, a lista de locais participantes inclui também a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), Apas (Associação Paulista de Supermercados), Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), FecomercioSP, IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e o MCTI (Ministério da Ciência e Tecnologia).

Confira os endereços das lojas que receberão os eletrodomésticos:

Casas Bahia (Lapa 2): Rua Doze de Outubro, 436
Casas Bahia (Lapa 4): Rua Doutor Cincinato Pomponet, 161
Extra Jaguaré: Avenida Jaguaré, 460 – Jaguaré
Extra Hiper Anhanguera: Rua Samuel Klabin, 193 – Nova Aliança
Lojas Americanas: Rua Doze de Outubro, 92
Pernambucanas: Rua Doutor Cincinato Pomponet, 11
Ponto Frio (endereço 1): Avenida Embaixador Macedo Soares, 9175 – Lapa
Ponto Frio (endereço 2): Rua Nossa Senhora da Lapa, 76 – Lapa
Walmart (endereço 1): Rua James Holland 668 – Barra Funda
Walmart (endereço 2): Avenida Doutor Gastão Vidigal 2345 – V. Leopoldina