Carnaval 2019: curta a festa sem esquecer do planeta!

1.127 Visualizações

Em busca de um feriado de carnaval mais sustentável, o descarte correto de resíduos não pode passar despercebido.

Conhecido como um período de festa, muita música, dança e diversão, o carnaval é o momento em que milhares de pessoas saem às ruas para festejar. Com a popularização dos blocos de carnaval de rua e folias em locais particulares, é importante que o folião não se esqueça que esse é o momento ideal para reciclar.

Resíduo folião

Apesar de ser um tempo de festa, o carnaval também coleciona números assustadores que revelam a despreocupação com a reciclagem no período. Em 2018, as equipes de limpeza urbana do Rio de Janeiro recolheram, aproximadamente, 1 milhão de toneladas de resíduos em apenas três dias de festa. Por descartarem copos, garrafas e latinhas em locais inadequados, 437 pessoas foram multadas e totalizaram aproximadamente R$ 89.000,00 em multas , valor desprezível em comparação com o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto dos resíduos.

São Paulo não fica atrás dessa estatística. Durante o carnaval do ano passado, a cidade gerou, aproximadamente, 1,7 milhão de toneladas de resíduos provenientes do carnaval de rua e do Sambódromo do Anhembi. Deste número, apenas 26 mil toneladas tiveram seu destino correto: a reciclagem!

Carnaval consciente

Pensando em aumentar o volume de resíduos descartados corretamente e ajudar o meio ambiente neste e nos próximos carnavais, a empresa Dinâmica Ambiental, comprometida em divulgar soluções inovadoras que visam a preservação ambiental, criou a campanha #reciclesemmoderacao. De forma animada e criativa, o vídeo conta a história dos resíduos que pedem ajuda aos foliões para chegarem ao seu destino correto: os coletores.

Por meio da animação, a empresa incentiva os foliões a não se esquecerem que o tempo de folia pode ser ainda mais divertido e limpo, se os resíduos forem descartados nos locais corretos.

Confira o vídeo:

Faça o download da marchinha:

Marchinha Carnaval