ABIPLAST cria cartilha para incentivar a reciclagem de plástico

617 Visualizações
iStock.com Inga Nielsen Iniciativa quer aumentar quantidade de plásticos reciclados no país.

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) lançou em abril de 2015 uma nova cartilha criada com o objetivo de incentivar o processo de reciclagem e reutilização do plástico. O evento, que contou com a presença de presidentes e representantes das grandes empresas que conduzem o setor no país, foi marcado pela apresentação de propostas interessantes e que contribuem para aprimoramento da reciclagem e reutilização do material.

O foco da nova cartilha, entretanto, não se restringe apenas a uma das fases que compõem o ciclo de vida dos materiais plásticos, sendo elaborada com o objetivo de valorizar o material desde sua fabricação até o final do processo (reciclagem). Para isso, a ABIPLAST espera atrair a atenção não somente das empresas, mas, sobretudo, dos consumidores, que têm papel fundamental na etapa de descarte do material – que depois será coletado e enviado para o centro de reciclagem.

Segundo a ABIPLAST, cerca de somente 24% do plástico descartado todos os anos no Brasil tem como destino a reciclagem. Para melhorar os níveis de reciclabilidade dos produtos e, consequentemente, remover o lixo plástico das ruas, a aposta da associação é incentivar a indústria a empregar novos meios de reutilização do material.

Uma das principais metas da cartilha para garantir um futuro reciclável de sucesso para o planeta, é instituir um novo padrão ambiental para as embalagens plásticas, para maior aproveitamento do material durante todo o ciclo de vida.

“Uma grande dificuldade que a indústria de reciclagem possui é o recebimento de materiais contaminados. Algumas embalagens têm misturas que dificultam o aproveitamento. Essa cartilha trata sobre este e outros temas”, disse José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast, em entrevista à Revista Brasil. “O objetivo é que as novas embalagens sejam projetadas e pensadas no ciclo de vida total, desde a sua concepção até a sua reciclagem, agregando benefícios e valor para toda cadeia produtiva”.

Dentre os principais temas pautados e debatidos no evento, os palestrantes destacaram a importância no desenvolvimento de embalagens sustentáveis, tendo como foco o conceito do design ecológico, a economia de recursos naturais, o cumprimento das metas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos e a competitividade e o crescimento do setor de embalagens plásticas.

Ao final da apresentação, muitas empresas manifestaram o interesse em participar do projeto e se mostraram disponíveis para a formação de possíveis parcerias no futuro.

A respeito da publicação, a ABIPLAST comunicou que o documento será distribuído em indústrias de transformação de plástico do Brasil, nas empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe. A cartilha está disponível também no aplicativo da associação no GooglePlay ou pelo link.