ONG desenvolve livro capaz de purificar a água de regiões com problemas de saneamento

512 views
Reprodução / YouTube / TheGiftOfWater The Drinkable Book.

Sabendo que, em todo o planeta, cerca de 5 mil crianças, com menos de cinco anos de idade, morrem diariamente devido a doenças relacionadas a água, a organização sem fins lucrativos Water is Life criou um livro que pode ser “bebido”. A ideia é entregar o volume, feito de uma palha plástica que funciona como purificador de água, à garotada mais afetada pela poluição hídrica ou que habitam regiões que não são atendidas por sistemas de saneamento básico.

Contendo informações sobre usos da água, identificação de ameaças à saúde e formas de limpeza do líquido, conforme os diferentes modos de utilização, de higiene pessoal ao preparo de alimentos, a edição é revestida por micropartículas de prata, o que proporciona a capacidade de filtragem para 99% das bactérias nocivas, como a da cólera. Sendo assim, no intuito de melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas, a ONG realiza ações de distribuição dos livros e conscientização às populações de países como Haiti, Gana e Quênia.

Além disso, o exemplar batizado como “The Drinkable Book” (“O Livro Potável”, numa tradução do inglês) pode tratar aproximadamente 800 litros de água, tem vida útil de quatro anos e requer pouco investimento financeiro, pois seus componentes custam alguns centavos. Oferecendo uma tecnologia economicamente viável, a Water is Life explica que basta despejar o líquido sobre as páginas do volume para que a água saia em condições de ser bebida.

Confira como funciona esse livro capaz de purificar a água: