Reciclagem de sabonetes é prática sustentável que ajuda comunidades carentes

962 Visualizações

A maioria dos hotéis oferece produtos de higiene, como sabonete e, com tantas sobras deixadas pelos hóspedes, a reciclagem do produto tem sido prática sustentável que ajuda não só o meio ambiente, mas também comunidades carentes.

Desenvolvendo sua atuação com base na preocupação ambiental e responsabilidade social, a rede de hotéis Hilton, por exemplo, recicla os sabonetes utilizados pelos hóspedes em seus mais de 450 prédios ao redor do mundo.

Em parceria com organização social Clean the World e outras instituições, os hotéis Hilton recolheram matéria-prima suficiente para produzir 1 milhão de novas barras de sabonete. Esses novos produtos são enviados para albergues, centros comunitários e clínicas médicas em comunidades carentes, a fim de diminuir índices de doenças relacionadas à falta de higiene. O processo de reciclagem também impediu que mais de 570 toneladas de resíduos fossem depositadas em aterros.

Para ser reutilizado, o sabão é triturado, desinfetado e novamente cortado. Desde 2009, quando foi criada, a Clean the World já distribuiu 48 milhões de barras para 127 países.

As sobras de sabonete podem ser reaproveitadas no seu dia-a-dia de outras maneiras, com dicas simples para fazer em casa. Confira algumas:

Sabonete líquido

Rale os restos de sabonetes e leve-os ao fogo baixo, juntamente com 1/2 colher de sopa de glicerina e 12 copos de água (medida para cerca de 90 gramas de sabonete). Quando a mistura começar a aquecer, mexa com uma colher de pau para dissolver bem. Assim que estiver líquido e bem misturado, desligue o fogo, deixe esfriar e despeje em uma embalagem.

Amaciante de roupa

Junte cerca de 300 gramas de sabonete e leve a peça ralada ao fogo médio com 1 litro de água. Quando levantar fervura, despeje a mistura em uma vasilha grande, adicione 4 litros de água fria e 4 colheres de sobremesa de glicerina. Mexa bem para misturar, adicione 2 colheres de sobremesa de leite de rosas e volte a mexer.

Coloque a mistura em garrafas de amaciante ou PET e faça sair o excesso de espuma. Então, seu amaciante caseiro está pronto!

Desengordurante de roupa

Misture as sobras de sabonete raladas junto com sabão em pó que usa na máquina, ou na lavagem à mão. Coloque a roupa de molho em um balde com água e a mistura com as sobras de sabonete durante 24 horas e, depois, lave as peças normalmente.