Faça você mesmo um puff de garrafa PET

927 Visualizações

Quantos refrigerantes você já tomou ao longo de sua vida e quantas garrafas PET já jogou no lixo? Elas poderiam ter sido recicladas ou reaproveitadas. Grande parte do material descartado, que lota os lixões e aterros sanitários, é constituído pelas garrafas PET. Mesmo com tantas campanhas e ações a favor da reciclagem, elas ainda não são suficientes para conscientizar o cidadão sobre o destino correto de todo o lixo produzido pelo consumo destas embalagens. Por este motivo os trabalhos artesanais são tão importantes para ajudar na redução do impacto causado pelo descarte incorreto desses materiais.

Com as garrafas descartadas dá para fazer inúmeros materiais, como bolsas, vasos, lustres e até mesmo um puff. O móvel de garrafa PET é muito simples de ser feito, gasta poucos materiais e exige pouco tempo. Confira nossas dicas e faça você mesmo:

Garrafa pet
Foto: cobradagua

Materiais

• 32 PET’s da mesma marca sem rótulo;

• Fita adesiva larga;

• Papelão grosso;

• Cola de sapateiro;

• ½ metro de espuma com 5 cm de espessura;

• 1 metro de tecido com a cor e estampa de sua preferência.

Modo de fazer

1° Passo: Corte as garrafas ao meio e encaixe-as umas nas outras, de modo que a parte da tampa fique de cabeça para baixo no fundo da outra metade. Pegue uma segunda garrafa inteira e encaixe de cabeça para baixo dentro da outra. Cole as emenda com a fita adesiva e faça o mesmo com todas as garrafas.

2° Passo: Junte as garrafas em pares e envolva com a fita adesiva. Junte os pares até formar um quadrado e passe novamente a fita adesiva.

3° Passo: Cole a espuma no papelão e em seguida cole em cima da base de PET, com a parte das tampas viradas para baixo.

4° Passo: Meça o puff e costure uma capa e envolva o puff. Esta é a parte mais trabalhosa, mas você poderá contar com a ajuda de uma costureira e somente emendar a capa embaixo.

Puff
Foto: assimsefaz

Com um pouco de criatividade é possível criar objetos diferentes e decorativos para sua casa. Com as dicas acima é possível criar puff redondo e em formato de banquinho, usando menos garrafas também. Compre tecidos coloridos e enfeite o quarto de seus filhos. Ou senão forre com tecidos pretos e brancos e faça vários puffs para sua sala de estar.

A dica é simples e, dependendo de sua disponibilidade, poderá gerar uma renda extra com a venda das peças. Usando um material mais firme ao invés da espuma é possível também fazer mesinhas de centro ou para as crianças. Use a criatividade e ajude a preservar o meio ambiente!