Dicas naturais para evitar xixi de cães e gatos em casa

277 Visualizações

Os seus animais de estimação têm o péssimo hábito de fazer xixi em qualquer lugar? Então confira essas ótimas dicas para acabar com essa “marcação de território”

 

É muito comum cães e gatos deixarem as suas marcas pela casa através da urina. Quando isso acontece, adeus tapete, vaso de planta e até sofá que, muitas vezes, vão para o lixo, já que o hábito de “marcar território” se torna recorrente e acaba estragando móveis e objetos de decoração da casa.

E por mais que se limpe, utilizando produtos perfumados, o odor da urina continua perceptível para o cão, que possui entre 120 e 300 milhões de células olfativas, enquanto que nós, humanos, temos em torno de 5 milhões.

Se você sofre com isso, dê uma olhadinha nessa opção natural, que promete eliminar qualquer odor perceptível para os cães e gatos.

Vinagre, um grande aliado!

O primeiro passo, antes de usar qualquer produto, é limpar o xixi. Para isso, use uma mistura de vinagre com álcool. Por ter uma grande quantidade de ácido acético, o vinagre age como um potente eliminador de odores. O ideal, neste caso, é usar o vinagre de vinho branco ou de álcool, que não possuem corantes e aromas, podendo também ser usados em tecidos.

No caso de superfícies lisas, misture meia xícara de vinagre com meia de álcool e espalhe sobre o local, deixando agir por 5 minutos. Em seguida, retire com um pano. Se o local for um sofá ou tapete, aplique a mistura com um pano ou escova. Depois é só retirar com outro pano limpo.

Também é possível limpar utilizando vinagre com bicarbonato. Para isso, misture dois copos de vinagre branco com dois copos de água morna e 4 colheres de bicarbonato. Passe a solução sobre o local e depois retire com um pano.

Atenção: O vinagre e o álcool não são apropriados para serem usados em revestimentos de verniz e cera porque podem prejudicar a textura.

Receita repelente

Após a limpeza com o vinagre, você pode aplicar o seguinte produto: misture meio litro de álcool com 1 colher (sopa) de cânfora e meia xícara de essência de citronela. Coloque em um borrifador e aplique no local onde o animal costuma fazer xixi. Esta mistura possui um odor muito forte, que acaba funcionando como um “repelente” para os cães e gatos. Eles até se aproximam do local pelo hábito, mas ao sentirem o cheiro, saem de perto rapidinho.

A vantagem desta receita é que, como tem a citronela, ela também acaba afastando insetos indesejados, principalmente os pernilongos.

Você conhece alguma receita natural para tirar odor de xixi de cães e gatos? Conta pra gente 😉