Como fazer um guarda roupa reciclado: 3 ideias para inspirar

520 Visualizações

Pensar na reutilização de móveis tem sido uma prática comum nos dias atuais. Isto porque, a alternativa contribui diretamente para o controle dos gastos domésticos, diminui a ideia criada do consumismo em exagero e ainda ajuda o meio ambiente, já que gera reuso e reciclagem destes grandes materiais.

O guarda-roupa é um dos móveis com maior dificuldade em ser reutilizado. Principalmente para os modelos planejados para determinados ambientes, o uso fica limitado aos demais, tanto por locomoção como por medidas. Entretanto, existem meios de gerar adaptações e criar diversos tipos de modelo sustentáveis a partir de instrumentos recicláveis.

Conceito aberto

Um dos modelos mais práticos e fáceis de se fazer um móvel sustentável, é construir uma estrutura com conceito aberto. Além de diferente, o conceito tem os benefícios de deixar todas as peças a mostra, o que facilita na hora de escolher o que se usar. Para construir um guarda roupa aberto, basta utilizar peças de madeiras em boas condições (podendo estas serem sobras de antigo armário ou pedaços de origem reciclável), medir o local onde será colocado e desenvolver a criação de prateleiras e divisórias, para então realizar a montagem.

Com caixote

Outra ideia de reciclagem é usar caixotes na construção de um guarda roupa, pois além de serem materiais fáceis de serem encontrados em feiras, mercados e hortifrútis, sua montagem bem é simples. Estabelecendo o local onde ficara o móvel, parafuse os caixotes na parede com firmeza e de acordo com sua preferência. Use a criatividade para criar diferentes encaixes e disposições dos caixotes, uma dica é fazer o uso de canos de metal para criar araras e divisórias.

Paletes

Os paletes também são materiais acessíveis e de fácil encontro, são ideais para armários com intuito de funcionalidade. Utilize diferentes tamanhos e grossuras para construir a estrutura, faça divisórias, coloque nichos e crie gavetas. O material é bem versátil, o que permite desenvolver o tipo ideal de guarda roupa para sua necessidade.

São inúmeras as possibilidades e ideias de como fazer um guarda roupa com material reciclado, basta usufruir da criatividade. Optar por fazer o reuso de materiais além de ser uma iniciativa sustentável, auxilia na prolongação da vida útil destes instrumentos.