Casa móvel sustentável é opção acessível em Amsterdã

602 Visualizações
Reprodução / Inhabitat.com Fachada da casa sustentável Heijmans ONE.

Faz parte dos sonhos da maioria dos jovens poder viver em grandes cidades e usufruir de tudo que o estilo de vida urbano tem a oferecer, mas cidades como Amsterdã possuem custos de vida que estão entre os mais elevados do mundo. Para ajudar a resolver o problema de escassez de boas habitações a preços acessíveis, a construtora holandesa Heijmans, em colaboração com o grupo de arquitetura MoodBuilders, criou o Heijmans ONE.

Esse novo conceito de vida nada mais é do que uma casa pré-fabricada que tem a capacidade de ser desmontada e reerguida em outras localidades. A casa tem como público-alvo os jovens da Geração Y, que atualmente estão entre os 25 e os 35 anos, também conhecidos como “Millennials”. São pessoas bem educadas e que buscam estilos de vida simples, porém com acesso à cultura, informação e bem-estar. Esta geração está antenada às questões ambientais e busca um estilo de vida menos consumista.

Esse público vem cada vez mais tentando se qualificar para os programas de habitações sociais na Holanda, mas nem sempre conseguem boas habitações por não possuírem renda alta. O Heijmans ONE é um conceito de casa que oferece cozinha, sala, banheiro, quarto loft e um pátio com uma estrutura bem iluminada. Tudo isso distribuído em dois andares e por apenas $ 860 por mês.

O Heijmans ONE pretende lotear áreas urbanas vazias com suas casinhas e, assim, criar bairros de características modernas para um público jovem. Para manter os custos baixos, as casas são construídas a partir de materiais pré-fabricados e podem ser erguidas em apenas um dia. Esses materiais são facilmente transportados por caminhões e permitem que toda a estrutura seja reaproveitada em outra localidade.

As casas também são equipadas com painéis solares, que fornecem parte do consumo de energia da estrutura. As duas primeiras casas Heijmans ONE foram instaladas em Zeeburgereiland, em Amsterdã, no início de dezembro do ano passado. Mais trinta casinhas estão previstas até o fim deste ano. Lindinhas e acessíveis!

Entenda um pouco melhor como funciona o conceito Heijmans ONE nas imagens abaixo:

Reprodução / Inhabitat.com Sala da casa sustentável Heijmans ONE.
Reprodução / Inhabitat.com Quarto da casa sustentável Heijmans ONE.
Reprodução / Inhabitat.com Transporte da casa sustentável Heijmans ONE.
Reprodução / Inhabitat.com Montagem da casa sustentável Heijmans ONE.
Reprodução / Inhabitat.com Vista da planta do primeiro andar da casa sustentável Heijmans ONE.
Reprodução / Inhabitat.com Vista da planta do segundo andar da casa sustentável Heijmans ONE.