Passo a passo: Saiba como fazer canteiros suspensos

2.808 Visualizações
Canteiro suspenso
Foto: dicasdemulher

As vantagens são inúmeras e a qualidade de um produto plantado em cada é muito superior. Atualmente, muitas pessoas estão aderindo às hortas urbanas para garantir melhor qualidade de vida e contribuir com o desenvolvimento sustentável.

O ato de plantar em pequena escala, no entanto, pode ser um problema para muitas pessoas. Isso porque, com o aumento da quantidade de pessoas nas cidades e com os centros urbanos se expandindo cada vez mais rapidamente, as casas e apartamentos estão ficando menores, fazendo com que as pessoas tenham dificuldade e não saibam como fazer e onde colocar canteiros para horta.

Aliando sustentabilidade e espaço, os canteiros suspensos são uma boa opção para quem quer ter uma mini plantação em casa. De fácil acesso e mais confortáveis, esse tipo de ambiente não é difícil de ser criado. Confira o passo a passo:

1. Peque um cano PVC de 100 mm de diâmetro e corte-o no meio, de forma que ele fique no formato de um canteiro. Passe uma lixa na borda para que ele fique liso;

2. Faça pequenos furos embaixo para facilitar a drenagem da água e mais dois furos para prender ao suporte com prego.

3. Selecione um local que receba bastante sol por, pelo menos, seis horas diárias. Isso ajuda a manter o solo quente, o que é essencial para o cultivo e desenvolvimento de suas plantas de jardim;

4. Coloque suportes na parede do local escolhido, de modo que o peso do canteiro seja suportado, e prenda os canteiros com parafuso;

5. Coloque as tampas de PVC – já cortadas ao meio também – nas laterais, para fechar as extremidades;

6. Pegue pedras diversas e faça a primeira camada do seu canteiro. Elas servem para ajudar a água a escoar;

Canteiro suspenso
Foto: ilhacap

7. Coloque a terra, sem economia, e plante o que quiser. Lembre-se que a terra adubada é mais prática, então dê preferência. Está pronto!

Os canteiros podem se tornar um jardim, dependendo da quantidade de canos e de produtos que você plantar.

É importante lembrar que quanto maior o diâmetro e o tamanho do cano, maior a quantidade de produtos que podem ser plantados. Além disso, os canteiros suspensos tendem a secar mais rapidamente do que os jardins no nível do solo, por isso devem ser regados sempre que demonstrarem sinais de estarem excessivamente secos.

Os canteiros também podem ser feitos com embalagens de garrafa PET, ao invés de cano PVC. Nesses casos, é preciso utilizar uma agulha grossa quente para fazer os furos para escoamento.