Os benefícios do detergente biodegradável

3.835 Visualizações
Detergente
Foto: joberquimica

Produtos de limpeza agridem o ecossistema, rios, lagos e mares, além de prejudicar a saúde humana, mas em nosso dia a dia, quando sujamos uma louça de gordura, por exemplo, se não utilizarmos estes produtos, pratos, talheres, panelas e etc. continuarão engordurados, por isso precisamos usar um sabão ou detergente.

Os detergentes são muito eficazes para este tipo de limpeza, pois ele mistura o óleo na água e remove a gordura, limpando a louça. É um processo bem simples, mas que trás impactos ao meio ambiente.

Diante da preocupação ambiental em preservar a água dos rios, mares e lagos, pelo uso excessivo em várias atividades exercidas e desperdícios do ser humano, os detergentes biodegradáveis surgem como solução para estas ações diárias.

Este produto é considerado biodegradável devido a sua cadeia química molecular de carbono que não possui ramificações, facilitando a quebra das moléculas pelos micro-organismos presente na água, que produzem enzimas capazes de degradar o poluente.

A maioria dos detergentes é feito a partir da mistura de Aquil Benzeno Sulfonato de Sódio. Nos detergentes biodegradáveis foi possível reduzir a quantidade de fosfato presente em sua composição. A diferença entre os detergentes é que um possui a cadeia ramificada e o outro linear, cujo maior efeito está nos impactos ambientais causados por cada um.

Os detergentes não biodegradáveis, quando lançados em um corpo hídrico sem nenhum tratamento, acumulam-se formando uma camada de espuma nos rios, impedindo a entrada de gás oxigênio, desta forma ele também pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves, impedindo que elas flutuem. Além disso, a eutrofização também é outro impacto preocupante, quando os detergentes chegam aos rios eles servem de alimentos para as algas, que sobrevivem de energia solar, se elas começam a se alimentar das substâncias que compõem os detergentes, elas sofrem uma grande proliferação, fazendo com que a energia solar não chegue às algas mais profundas, prejudicando a fauna e a flora ali existente.

Detergente Biodegradável
Foto: codigodiamante

Agora os detergentes biodegradáveis são degradados pelas bactérias existentes na água, não formam espumas e não representa grande perigo para a natureza, portanto ele é considerado menos poluente, não causam grandes alterações ao meio ambiente.

No entanto é importante lembrar que mesmo usando detergentes biodegradáveis, não quer dizer que o meio ambiente está protegido, pois ainda que menos agressivo, o uso em grande quantidade, ao serem despejados nos mananciais, provocarão efeitos negativos e consequentemente prejudicará o ecossistema aquático.