CDP convida novos investidores para dar apoio à economia sustentável

359 views
Dióxido de Carbono
Foto: listas.20minutos

Com o intuito de evitar a intensificação das mudanças climáticas e conservar os recursos naturais, o CDP (Carbon Disclosure Project), organização internacional incentivadora de projetos sustentáveis, está convidando novos investidores a participar do desenvolvimento do ciclo CDP Brasil, versão 2014. Desenvolvedora de um sistema global de divulgação ambiental, a entidade atua na coleta e publicação de informações sobre companhias que adotam práticas benéficas à natureza.

Anualmente, através do envio de questionários sobre atividades e metas, o CDP solicita que corporações do Brasil e do mundo exponham seus dados sobre mitigação das emissões de Gases de Efeito Estufa. Com a difusão deste tipo de iniciativas, o CDP pretende expandir e popularizar a consciência ambiental entre as empresas e os cidadãos.

Contando com 722 investidores internacionais, correspondentes a US$ 87 trilhões em ativos financeiros, o CDP permite que os investidores-membros tenham acesso a uma ferramenta de gestão de dados, relatórios customizados e atividades de capacitação. Entre os mais recentes investidores da organização estão Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Fundação Petrobras de Seguridade Social (PETROS) e Itaú Unibanco.

Em seu oitavo ano consecutivo, a iniciativa do Carbon Disclosure Project visa engajar os indivíduos para que os projetos ambientais sejam encarados como prioridade durante as tomadas de decisão dos apoiadores. Na edição de 2013 do CDP Brasil, foi apurado que as corporações nacionais investiram R$ 6 bilhões em programas para diminuir a disseminação de poluentes e que 78% das entidades relatam adotar ações para preservar a natureza, ou seja, o financiamento de iniciativas ecológicas está em ascensão.

Além disso, o CPD também produz relatórios sobre os riscos a que grandes empresas submetem as reservas hídricas e análises de gestão ambiental e transparência, visando incentivar a construção de uma economia sustentável global.

Reservas de água
Foto: atn.to.gov.br