Receita: 4 grelhados vegetarianos

436 Visualizações

Sem ideia para cozinhar? Que tal incluir mais opções vegetarianas na sua dieta? Ricos em nutrientes e saborosos, estes grelhados irão lhe conquistar

Nossa seleção de grelhados vegetarianos é simples, fáceis de encontrar e de fazer. Cuidar da alimentação nunca é demais e o grelhado é uma maneira saborosa e saudável de preparo, pois usamos pouco óleo, o que diminui a quantidade de gordura ingerida.

Grelhados Vegetarianos: de hambúrguer até tofu

Sim, você leu certo. Hambúrguer. Mas não é qualquer um. Este é feito com feijão preto.

Veja a receita:

1 xícara (de chá) de feijão preto cru

1/3 de xícara (de chá) de cebola bem picada

2 dentes alho médios bem picados

1 colher (de sopa) de orégano desidratado

2 colheres (de sopa) de azeite

1/2 xícara (de chá) de salsinha picada

1 colher (de sopa) de suco de limão

Sal a gosto

Pimenta moída a gosto

1/3 de xícara (de chá) de aveia em flocos finos

1/3 de xícara (de chá) de farinha de trigo integral

grelhados vegetarianos
Imagem meramente ilustrativa

Deixe o feijão de molho por 12 horas. Depois, descarte a água e lave os grãos. Coloque em uma panela de pressão e cubra de água (uns dois dedos acima da linha do feijão) e deixe cozinhar por uns 15 minutos depois que a pressão começar e desligue.

Separe os grãos da água (tenha certeza de que estão bem sequinhos) e, em uma vasilha, amasse bem com um garfo. Coloque os temperos e, por último, a aveia e a farinha integral. Adicione farinha até sentir que a massa está bem modelável.

Pincele com azeite e leve à grelha. Caso ache que precise de mais consistência, pode colocar cogumelos em volta para segurar o “recheio”.

Milho

Ao escolher a espiga de milho, fique atento à coloração e tamanho dos grãos. Devem ser uniformes (todos com, basicamente, o mesmo tamanho) e a cor precisa ser amarelo claro. A casca deve ter aquela cara de fresco e não de palha seca, ok?

grelhados vegetarianos
Imagem meramente ilustrativa

Você abrir gentilmente a casca, sem descartá-la, e pincelar uma mistura de azeite com temperos que mais gosta. Sugerimos fazer um molhinho com azeite com ervas e sal e passar nos grãos. Feche novamente a casca e coloque para grelhar. Fique de olho, mas normalmente uns 5 minutinhos já são suficientes.

Tofu

grelhados vegetarianos
Imagem meramente ilustrativa

Compre o tofu em pedaço e corte pequenas fatias, com espessura de um dedo. Mergulhe os cortes em óleo de sésamo e gergelim e deixe grelhar de 3 a 5 minutos e vire.

Tempeh

grelhados vegetarianos
Imagem meramente ilustrativa

Tempeh é um alimento da Indonésia, rico em proteínas e fibras. É feito com soja ou broto de feijão, depois de cozido e fermentado. Pode preparar como um kebab no espeto, com cogumelos intercalando. Quando for comprar fique de olho: a cor ideal é esbranquiçada, podendo ter algumas manchinhas pretas ou cinzas. As cores rosa, amarelo ou azul indicam que o alimento está azedo.