Pequenas mudanças para um Natal amigo do meio ambiente

166 views

Nada como unir o espírito natalino com escolhas mais sustentáveis.

A chegada do Natal é um momento de alegria e união. As famílias se reúnem, as crianças aguardam ansiosamente a chegada do Papai Noel, o cheiro de panetone invade os ambientes. O espírito natalino toma conta das pessoas, dos lugares e da energia. Em uma data tão esperada e querida como essa, não podemos esquecer que nossas atitudes também impactam o meio ambiente.

Pensando nisso, decidimos te ajudar a ter um Natal com uma pegada mais sustentável, sem deixar os pequenos detalhes de lado. Una a família e aproveitem para criar memórias natalinas juntos. Confira nossas dicas!

A primeira (boa) impressão

A decoração de Natal já começa a ser pensada em meados de novembro, nesse momento percebemos que o ano vai finalizar e já começamos a pensar em tudo que ele representou. O comércio começa a mudar, as escolas, ruas e até mesmo o transporte público. Que tal decorar sua casa com escolhas mais conscientes?

Guirlanda de rolha – você vai precisar de:
– Papelão;
– Tesoura;
– Cola;
– Rolhas;
– Enfeites da sua preferência.

Corte um círculo com 35cm de diâmetro e no meio um círculo menor com 15cm de diâmetro – como se fosse uma rosquinha. Passe a cola no papelão e cole aleatoriamente as rolhas. Cole em vários sentidos diferentes. Para finalizar, você pode colocar um laço de tecido ou algum outro enfeite da sua preferência.

Hora de embrulhar os presentes

Opte por comprar presentes e lembranças de comércios locais e não se esqueça que o Natal não se resume a presentes caros.Com materiais que você já tem em casa – ou que são fáceis de encontrar, é possível fazer os embrulhos de uma forma criativa e pessoal. Confira algumas dicas:

– Ecobag: não serve somente para embrulhar o presente, é possível utilizá-la depois para as mais diversas atividades, desde ir ao supermercado a levar material para o curso ou academia.

– Papel de jornal/revista: quem não tem em casa? Dá um ar vintage e depois de desembrulhado pode ser separado para a reciclagem.

– Tecido: é possível guardar e reutilizar para embrulhar outros presentes. Além de também ser útil para fazer artesanatos.

Sem desperdício

Uma das maiores características do Natal é a fartura de comida na maioria das casas. As famílias se empolgam e sempre fazem mais pratos do que o necessário para a ceia. Para evitar o desperdício, use as sobras da comida como almoço no outro dia – ou congele. Não há necessidade de fazer mais comida se ainda sobrou do dia anterior, né? Outra opção é você colocar em embalagens descartáveis e entregar a ONGs ou pessoas em situação de vulnerabilidade.

Dica extra: utilize utensílios que possam ser reciclados ou que sejam reutilizáveis.

Parece pouca coisa, mas essas pequenas mudanças impactam o dano que causamos ao meio ambiente em épocas festivas. Assim, você pode comemorar o Natal sem peso na consciência e dar um presente para o meio ambiente!

Fontes: Pensamento Verde | SustentArqui