7 coisas que você deveria fazer em vez de comprar

702 Visualizações
© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Um consumo mais consciente ajuda o meio ambiente e reduz os gastos dentro de casa.

Habilidade, criatividade e força de vontade. Hoje em dia, ter essas características pode ser essencial para se manter mais próximo do movimento do consumo mais consciente, já que é possível reaproveitar os resíduos e produtos em vez de simplesmente comprar novos.

O tema vem sendo discutido cada vez mais nas agendas internacionais, como forma de garantir que as pessoas consumam de forma responsável e pensem nas consequências de seus atos de compra, que podem afetar a qualidade de vida no planeta e das futuras gerações.

Seguindo esta linha, confira sete coisas que você pode fazer em vez de comprar – permitindo que os resíduos tóxicos utilizados na fabricação de muitos desses itens sejam evitados:

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia Use ingredientes que você tem em casa para esfoliar o corpo.

Creme esfoliante
Em uma tigela, misture 1/4 da xícara de óleo corporal, 1/8 da xícara de açúcar mascavo, 1/8 da xícara de sal e complemente com um óleo essencial que você gosta bastante (por exemplo, de baunilha). Passe no corpo durante o banho e enxágue.

Máscara hidratante
Combine um pote de iogurte com meia xícara de farinha de aveia não instantânea, misture e aplique no rosto, tomando cuidando com a região dos olhos. Deixe a mistura agir por cerca de 15 minutos e enxague.

Limpa vidros
Em um recipiente, misture 1 litro de água e 4 colheres de bicarbonato de sódio. O produto específico para vidros está pronto para uso!

Multiuso
Coloque 1 litro de água, 4 colheres de bicarbonato de sódio, 1 colher de vinagre ou suco de limão e citronela. Misture bem e aplique na região que precisa ser limpa.

Lembrancinhas
Sabe aquelas lembrancinhas de aniversário, natal ou festas infantis? Já pensou em fazê-las você mesmo? Pode ser um pão de mel caseiro, um porta-lápis, uma garrafa de água personalizada entre outros. Para o último, inclusive, basta imprimir uma etiqueta com o nome da pessoa – ou o desenho favorito – e colar na embalagem.

© Depositphotos.com / racorn Pense na ideia de pintar a casa você mesmo. O custo será bem menor.

Pintar a casa
Pedir para alguém pintar a casa pode custar tempo, dinheiro e, até mesmo, a paciência. Mas, se você mesmo fizer isso, pode descobrir uma terapia e economizar. Compre apenas o necessário e vá pintando conforme o seu gosto – ninguém poderá detê-lo.

Comida
Pode parecer estranho, mas fazer comida em vez de comprá-la pode fazer com que você economize dinheiro, tempo e, ainda, garanta um tempo extra com os familiares. A cozinha aproxima as pessoas e você pode cozinhar apenas o necessário para o consumo imediato.