Como usar o vinagre branco na limpeza da casa

178 views

O uso do vinagre como produto de limpeza tem inúmeras vantagens: é barato, natural além de ser uma ótima maneira de eliminar bactérias, mofo e sujeira

O vinagre é um produto excelente não só para temperar a salada, mas também na limpeza da sua casa. Este limpador natural elimina facilmente a sujeira, além de mofo e bactérias, sendo bastante seguro para o uso no dia a dia.

A seguir nós relacionamos algumas dicas de limpeza com o uso do vinagre. Confira!

Geladeira

Você pode limpar toda a geladeira só com vinagre branco. Para isso, faça uma solução de limpeza usando uma parte de vinagre e outra de água. Você pode até manter uma garrafa com essa mistura guardada na geladeira, para usar sempre que necessário!

Micro-ondas

a limpeza será bem mais fácil com o vinagre branco. Remova respingos e manchas difíceis misturando 1/2 xícara de vinagre com 1/2 xícara de água em uma tigela de vidro. Coloque no micro-ondas por dois ou três minutos, ou até ferver e, em seguida, use a mistura para remover todas as sujidades.

Bancadas

borrife vinagre nas bancadas e passe um pano úmido e quente. Só evite usar o produto se a superfície for de granito ou mármore.

Banheiro

a mistura de bicarbonato de sódio com vinagre pode fazer maravilhas no seu banheiro. Para limpar o box, por exemplo, coloque um copo de vinagre e deixe agir durante a noite. No dia seguinte jogue um pouco de bicarbonato sobre o vinagre que ficou agindo durante a noite (coloque um pouco de água, caso tenha secado muito) e esfregue com uma vassoura. Depois é só enxaguar.

Chuveiro

despeje um pouco de vinagre branco em um saco plástico e prenda-o no chuveiro com uma fita adesiva ou elástico. Certifique-se de que haja vinagre suficiente para que a parte inferior do chuveiro fique submersa e deixe durante a noite. Na manhã seguinte, retire o saco plástico e passe uma escovinha para finalizar a limpeza. Depois é só ligar o chuveiro para enxaguar.

Nunca misture vinagre com água sanitária

Se você acha que vai turbinar a limpeza ao misturar o vinagre com água sanitária, saiba que há um grande engano!

Na verdade, quando esses dois elementos se encontram, ocorre uma reação química que pode ser prejudicial à saúde.

A maioria dos alvejantes é feita de hipoclorito de sódio diluído em água. O vinagre obtém seu poder de limpeza do ácido acético. Quando o hipoclorito de sódio é misturado com ácido acético (ou qualquer outro ácido), ele gera um cloro gasoso tóxico.

O contato com esse gás pode causar sérios danos aos pulmões, além de queimaduras químicas, falta de ar e vômitos. Também pode ser letal, dependendo da gravidade da exposição.

O gás supostamente tem um cheiro semelhante a alvejante, mas é um pouco mais picante. Caso você sinta um cheiro desagradável depois de combinar produtos de limpeza, saia da área e vá para fora ou para uma janela, onde possa tomar um pouco de ar em segurança. Por isso, lembre-se: as únicas substâncias seguras para misturar ao vinagre são o bicarbonato de sódio e a água.