Objetos antigos podem continuar sendo úteis; saiba como reaproveitá-los

66 Visualizações

Objetos que talvez você esteja pensando em se desfazer podem ainda ser de grande utilidade no seu dia-a-dia.

Ao descartar itens de plástico, madeira, alumínio, entre outros materiais, a quantidade de lixo que vai para os aterros vai ficando cada vez maior, reduzindo significativamente o tempo de vida útil desses espaços, além de trazer prejuízos ao meio ambiente, quando descartados de modo incorreto. Por isso, veja algumas dicas para transformar variadas peças e dar à elas outras funcionalidades ou, simplesmente, torná-las um bonito e interessante artigo de decoração.

Panela velha

Aquela panela já não está mais servindo para cozinhar? Transforme-a em um assento de banco. Você pode, inclusive, pedir para alguém forrar e colocar uma espuma. Ninguém dirá que não é um banco convencional. Dessa forma, é possível trocar o assento de madeira que já está quebrado por um de metal e que ainda irá durar por muito tempo.

Com os cabos das panelas antigas,que não serão mais usadas, você pode fazer, por exemplo, um suporte para pendurar avental ou pano de prato na parede.

Fôrma versátil

Fôrminhas de alumínio de brioche, herdadas de mães, tias e avós, podem virar pendentes iluminados. Faça um furo com a broca de ferro, passe o fio preso a um soquete com lâmpada e use um copo de alumínio para o acabamento.

Gaveta “mural”

Uma gaveta antiga pode servir como mural de fotos ou quadro de recados. Para grudar bilhetes e fotografias, é possível revestir a parte interna da peça com um ímã adesivado. O resultado ficará ainda mais personalizado se for usado um pedaço de papel de parede por cima do ímã.

Cabides para organizar joias

Esse objeto pode organizar muito mais do que suas roupas. Neles, você pode pendurar colares, pulseiras e brincos grandes que, em porta-joias comuns, teriam a grande possibilidade de se embaraçar. Você vai precisar de um cabide de madeira, ganchinhos de metal ou tachinhas e, se quiser personalizar o cabide, também pode utilizar fitas e tecidos e colar com cola branca. Depois de cobrir o cabide com tecido, meça a distância e insira os ganchos.

Essa dica vale ainda para pendurar cintos e chaves.

Malas que viram mesa ou aparador

A mala antiga, substituída por uma com mais estilo e modernidade, se colocada sobre um cavalete transforma-se em uma mesinha para ser colocada na entrada da casa. Você pode parafusar o cavalete e apoiar uma planta, por exemplo.

Também usando os cavaletes ou parafusando na mala pés de madeira ou metalizados, com um espelho ou uma luminária a peça vira um aparador, que se torna versátil para a entrada da casa ou complementar a sala de jantar.