Conheça o programa “Recicle mais, Pague menos”

552 views
Recicle mais, pague menos
Foto: Revista Recicla Já

A ideia de reciclagem é sempre viável, ainda mais na cidade de São Paulo que gera 18 mil toneladas de lixo por dia. E se o cidadão puder economizar a prática fica ainda mais interessante. Pensando nisso a AES Eletropaulo criou o projeto “Recicle Mais, Pague Menos” que dispõe de bônus na conta de energia elétrica do contribuinte que mais reciclar.

Para participar é preciso levar uma conta de luz já quitada até o ponto de coleta e os resíduos sólidos que você separou em casa, como plástico, vidro, papel e metal. Lá o conteúdo é pesado, precificado e a concessionária se propõe a pagar pelo lixo, seguindo o preço do mercado de reciclagem. Esse valor é descontado na conta de energia do mês seguinte.

A iniciativa pretende, através de um retorno financeiro, conscientizar os cidadãos sobre a preservação do meio ambiente. A empresa explica que não há limite na quantidade de lixo, por isso, se o consumidor reciclar uma quantidade que vale mais do que ele gasta por mês, não pagará a conta de luz do mês seguinte e ainda pode acumular descontos para os próximos meses.

O projeto que teve início em Canoas, no Rio Grande do Sul, começou a operar na Vila Guacuri, zona sul de São Paulo, e pretende se instalar no bairro de Heliópolis e em mais dez pontos espalhados pela capital até 2014. Um dos problemas que o projeto enfrenta é o lugar para instalar um container de 6 m de comprimento e 2,5 m de largura, onde os resíduos serão depositados e depois transportados.

Reciclagem
Foto: viradadigital

De acordo com Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), só 13% dos resíduos gerados na cidade são reciclados. Por isso estima-se que o Brasil tenha um prejuízo de R$ 8 bilhões por não reciclar lixo.

Ponto de Coleta

Local: Rua Joaquim Forzano, em frente ao nº 50, Vila Guacuri

Horário: Das 09 h às 16 h.