Enchentes no brasil: como solucionar o problema?

4.132 Visualizações
Enchente
Foto: luizgustavoleme

Com o crescimento contínuo das áreas urbanas no Brasil, as enchentes são problemas cada vez mais frequentes. Também conhecidas como inundações ou “cheias”, elas acontecem quando a água proveniente de chuvas intensas não tem mais como escoar e rios ou córregos transbordam e invadem as áreas urbanas.

Os problemas de enchentes no Brasil, assim como em outros países, é antigo e acontece devido a uma sequência de erros, bem como de forma natural, já que todo rio ou corpo d’água possui uma área em seu entorno que costuma inundar, mas a atuação da sociedade pode agravar o problema.

As moradias em locais inadequados, falta de planejamento urbano, impermeabilização do solo em grandes áreas, falta de consciência ecológica e de saneamento básico são os principais motivos das enchentes.

É preciso que a consciência sociológica seja posta em prática com atitudes simples como:

• Exigir que as autoridades responsáveis implementem saneamento básico;

• Depositar o lixo no local correto;

Reciclagem
Foto: Thomás

• Verificar as licenças e alvarás da construção de seu imóvel;

• Ser porta-voz deste sistema, entendendo que quanto mais pessoas envolvidas, melhores serão os resultados.

Rio Poluído
Foto: shutterhack

No que diz respeito à estrutura, o governo deve planejar melhor as construções de áreas urbanas e vistoriar os locais já habitados. Segundo tendências internacionais, a construção de poços e ambientes subterrâneos para drenagem e armazenamento de água também é uma excelente opção para o problema de enchentes.

A solução do problema de enchentes no Brasil não é fácil, trata-se de um problema que passa por várias camadas, desde o costumeiro papel de bala jogado no chão por um cidadão, até obras de grande porte que devem ser realizadas para seguir o crescimento do país de forma sustentável, gerando bons resultados em conjunto aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.