Dicas para economizar energia

422 views

Costumamos desligar as lâmpadas antes de sairmos de casa como medida de economia, mas será que só isso resolve para ajudar a diminuir o gasto desnecessário de energia?

Consumo de Energia
Foto: Jamelah

Combater o desperdício de energia elétrica não significa abrir mão do conforto. Pode-se aproveitar todos os benefícios que a energia oferece na medida certa, sem desperdiçar. Quando utilizamos racionalmente a energia, estamos preservando os recursos naturais do nosso Planeta. Atitudes simples, mas inteligentes vão resultar para o consumidor uma redução significativa da conta de luz. Se cada pessoa economizar pelo menos 10% de seu gasto diário de energia podemos reduzir o risco de apagões no Brasil. A consciência ambiental é uma questão cultural!

Devemos nos preocupar em ensinarmos as crianças sobre medidas sustentáveis para gerarmos futuros adultos conscientes. A educação que se recebe em casa é o que determina as atitudes e a postura dos filhos frente ao mundo. Uma criança que aprende o respeito e valores dentro de casa, através do exemplo de seus pais, crescerá e se tornará um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive no respeito ao nosso Planeta. A educação das crianças cada dia mais está sendo levada a sério pelas creches, escolas, avós, irmãos mais velhos, companheiros do colégio, além dos meios de comunicação.

Veja abaixo algumas dicas e soluções para economizar no seu dia a dia. Que tal fazer a sua parte?

– O ideal é que nunca deixe os equipamentos eletrônicos em standby. Tv’s, DVD’s, aparelhos de som, home theater, entre outros, devem ser desligados da tomada sempre que possível. Preste atenção se existe alguma luz acessa no aparelho, pois ela indica que ainda está consumindo energia;
– Procure deixar as máquinas de lavar, fogão, microondas, lava-louças, desligadas da tomada quando não estiver usando. Pode até parecer insignificante o gasto, mas fará uma diferença a longo prazo na natureza e no nosso bolso;
– Retire os carregadores de celulares, mp3 e tablets da tomada mesmo quando não estão carregando o aparelho, pois mesmo assim eles continuam consumindo energia;
– Utilize luz natural, janelas com cortinas claras, claraboias, o ideal é colocar as mesas de trabalho ou área de leitura próximas a um local que recebe luz do sol;
– Procure pintar as paredes com cores claras, pois elas ajudam refletir a luminosidade e espalhar luz para os ambientes;
– Mantenha os lustres, luminárias e globos limpos, quanto mais tempo eles ficarem limpos mais passagem de luz terá;
– Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, de preferência da Categoria “A”;
– Não instale fogão e geladeira lado a lado, pois um atrapalhará o desempenho do outro;
– Procure usar as escadas para subir ou descer andares curtos, além de ser um modo de se exercitar não desperdiça energia com o trabalho do elevador.

Existem protótipos de itens que entrarão em breve no mercado com o intuito de ajudar a economizar energia. Sabemos que a tecnologia está avançando cada dia mais rápido, principalmente com o objetivo de preservar o meio ambiente, mas nem sempre ela chega ao mercado de forma acessível para todos os bolsos, portanto penso que devemos nos policiar para cuidar do nosso ambiente.

Abaixo, temos algumas ideias de aparelhos que podem ajudar na economia energia:

PumPing Tap

O Pumping Tap é um protótipo de tomada criada pelos designers Seong Soyeon, Kim Seomi, Lee Jeongjae, Park Jihye e Lee Yeontaaek que possui uma ideia inteligente para economizar energia, após completar a carga de um aparelho eletrônico portátil – quando a tomada está fornecendo energia a luz permanece azul, quando já está carregado ou fica ocioso a luz ficará vermelha – ele ejeta a tomada do plug, que possui uma mola interna que cria a pressão para retirar o aparelho com segurança. Serve para a maioria dos aparelhos eletrônicos e elétricos que entram em estado ocioso ou não possui um sistema de cancelamento de carga de energia quando eles já estão carregados. Ainda não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

Pumping tap electric socket

Power Socket Switch

Desenvolvida pela empresa Yanko Design (designer Yong-jin Kim), a Power Socket Swith é uma tomada que possui um sistema de giro de 45 graus para ativar ou desativar o seu funcionamento. Segundo as informações do site os aparelhos que ficam em stand by podem representar um consumo de até 11% da nossa energia. Não há venda do produto até o momento.

Power Socket Switch

Switch Socket

Feito pelo designer Meysam Movahedi, o Switch Socket possui um dispositivo semelhante ao da Power Socket Switch, a tomada tem um botão de acionamento para ligar a tomada no momento que é plugado um aparelho, após o uso (seja para carregar algum dispositivo ou utilizar com aparelhos que ficarão mais tempo ligados) ele consegue captar o modo stand by e automaticamente desliga.

São medidas inteligentes que estão próximas de chegar ao mercado, para tentar transmitir consciência ecológica, qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O futuro sustentável está cada dia mais próximo!

Switch Socket

Ângela Viera de Freitas

Ângela Vieira de FreitasEstudante de Design de Interiores pela UNIP. Trabalhando em uma grande multinacional do setor de Energia, Ângela Vieira teve maior contato com materiais de consulta que lhe proporcionaram maior conhecimento em temas que envolvem o meio ambiente, sustentabilidade em projetos de engenharia civil, elétrica e soluções tecnológicas. Há dois anos ela mantém o Blog Inspirações Sustentáveis em que compartilha matérias sobre meio ambiente e sustentabilidade.