Homem cria casa sustentável no estilo Hobbit

765 Visualizações
dailymail.co.uk Os materiais utilizados foram tábuas e pedaços de madeira reaproveitados de outras construções.

Sustentabilidade e respeito à natureza foram os dois conceitos mais importantes para o britânico Simon Dale durante a construção de sua casa, em 2003. Localizado em Wales, na Inglaterra, o lar é inspirado na toca dos hobbits, personagens presentes na trilogia Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

Simon resolveu construir a Hobbit House mesmo sem ter quase nenhuma experiência no assunto, mesmo assim, completou o trabalho em apenas quatro meses e gastando cerca de 16 mil reais. A matéria-prima base foram tábuas e pedaços de madeira reaproveitados de outros empreendimentos.

As paredes foram feitas a partir de fardos de palha e madeira amarrados às pedras de uma encosta, já o chão se baseia em pallets, sobre os quais foi assentado o piso. O telhado foi desenvolvido com fardos de palha cobertos por plástico, o que garante o isolamento térmico e proteção contra chuva e neve. Sobre o telhado, terra e grama dão um toque especial no melhor estilo hobbit, fazendo com que a casa cause pouco impacto visual na paisagem.

“Alguma experiência, muita leitura e confiança nos deram a coragem para entender que queríamos construir nossa própria casa em um ambiente natural”, disse Dale.

Entre as características sustentáveis mais importantes da construção é possível citar a utilização da argamassa de cal ao invés de cimento no acabamento das paredes, além do vaso sanitário de compostagem e os painéis solares para a geração de energia.

“Esse tipo de vida é sobre viver em harmonia tanto com o ambiente natural quanto com nós mesmos, fazendo as coisas de forma simples e usando níveis apropriados de tecnologia”, finaliza Dale, que atualmente se dedica a ensinar outras pessoas a criarem suas próprias construções sustentáveis.

Confira nas imagens os detalhes da construção:

Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk
Fonte: dailymail.co.uk