Os benefícios das casas modulares no Brasil

894 Visualizações
Casa Modular
Foto: diariodonordeste

As casas modulares vêm ganhando espaço a cada ano no Brasil. Consideradas ecológicas, sustentáveis e econômicas, esta alternativa é vista com bons olhos pelo mercado da construção civil. Em alguns países da Europa, e principalmente Portugal, a casa modular já é popular e bastante utilizada devido à praticidade de sua produção.

Dependendo da construtora e do valor investido, este tipo de construção pode ficar pronto em até três meses, uma vez que as paredes da casa saem prontas e pré-pintadas da fábrica, sendo necessário apenas montá-las ao chegar no local.

Diferentemente da construção tradicional, as casas modulares não usam molduras de ferro, mas sim vigas de madeira com postes em metal para suporte. O que permite a criação de múltiplos andares e o uso tanto para moradias, escolas, hotéis ou lojas.

Outra vantagem consiste na alta tecnologia utilizada que possibilita isolamento térmico no interior do ambiente, e consequentemente, reflete numa economia de energia. Podendo, inclusive, ser construída em regiões de clima quente ou frio.

Também vale ressaltar que a produção das casas modulares evita desperdício de material, que poderia ser jogado no meio ambiente, e está menos sujeito a defeitos, uma vez que o processo de fabricação é todo padronizado. Outra característica consiste na facilidade para aumentar a área construída da casa, já que para isso basta encaixar mais módulos.

Casa Modular
Foto: contasabertas

Esta inovação pode ser uma alternativa para famílias brasileiras de baixa renda, pois a casa padrão, que possui entre 39 e 41 m², dois quartos, sala, cozinha e banheiro, tem seu custo final em torno de R$ 35 mil. Sendo que o acabamento, como colocação de pisos e azulejos, além da decoração, fica por conta do proprietário. Inclusive, esse tipo de construção já pode ser financiado por meio do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”.