Casa ecológica pode ser construída com apenas R$ 8 mil

656 views

No noroeste do estado norte-americano de Missouri, um grupo de amigos liderado por Brian Liloia decidiu construir uma casa que fosse rentável e, ao mesmo tempo, ecologicamente correta. Por isso, a aposta deles foi utilizar o COB, tijolo de construção feito por argila, areia e palha, semelhante ao adobe (tijolo feito de terra crua, água e fibras naturais), usado principalmente nas edificações do Antigo Egito. O projeto da casa teve duração de aproximadamente nove meses e custou em cerca de R$ 8 mil, referentes a alicerce e outros materiais de construção sustentável.

Situada no condomínio Dancing Rabbit (coelho dançante, em inglês), a chamada COB House, possui paredes feitas de COB, que são grossas e atuam como isolantes térmicos; quentes no inverno e arejadas no verão. Embora o COB seja feito basicamente de barro, o material não se altera ou deteriora sob a ação das chuvas ou climas mais úmidos. O material também é totalmente à prova de fogo e resistente a abalos sísmicos.

Além disso, outra casa do condomínio construída com o mesmo material ainda conta com um sistema de energia limpa produzida pelos painéis solares, atendendo a demanda de eletricidade dos moradores. Veja a galeria de fotos da casa sustentável!

Fotos: tinyhouseswoon