Como economizar água na hora de lavar roupas?

79 Visualizações

É necessário mudar velhos hábitos e usar a água de forma consciente durante o ano todo

Há muito tempo, o problema da escassez da água e seu uso consciente é uma questão bastante discutida em conferências em todo o mundo, que refletem sobre qual será o futuro das próximas gerações na Terra. No Brasil, esta preocupação ganha importância em períodos de estiagem e seca, como ocorre atualmente em diversas regiões, que já estão em estado de alerta para o nível dos reservatórios. Essas crises, que se repetem há alguns anos, geraram uma conscientização bem maior na população, de forma que as pessoas começaram a repensar formas de economizar água — o que só tem a trazer benefícios ao consumidor e ao meio ambiente.

Na hora de lavar a roupa, isso não é diferente! A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos da casa que precisamos ter mais cuidado com os gastos de água e energia. Por isso é importante estar atento às avaliações dos fabricantes e notas que recebem de acordo com seus gastos. Cristina Gaspar, gerente de Marketing da Casa KM, dá dicas essenciais para quem quer economizar água na hora de lavar a roupa. Confira:

  • Planejar as lavagens e utilizar somente a máquina cheia

Muitas vezes, uma roupa pode ser usada duas, três ou até quatro vezes antes de ser colocada para lavar, ou seja, elas não se sujam de forma instantânea. Por isso é preciso avaliar as condições de cada peça, e o que é mais importante: só colocar a máquina para funcionar depois que estiver cheia. Nada de usá-la para apenas algumas peças, e sim um grande volume de roupas.

  • Sempre que possível, utilize o modo de economia

As máquinas mais modernas possuem um ciclo de lavagem em que utilizam apenas um enxágue, ou seja, o modo “econômico”. Nesta função, ela usa 30% menos água, além de economizar energia. O uso do amaciante de roupas nesta função também pode ajudar na hora de passar e deixá-las bem macias.

  • Roupas de molho

Muitas pessoas usam o modo “pré-lavar” da máquina, afinal, elas vêm com esta função. Apesar de ser mais prático, a melhor forma de economizar é deixar as roupas dentro de um balde com água e adicionar um lava-roupas que facilite a remoção da sujeira. Essa mesma água pode ser reutilizada para limpar o quintal ou a calçada de casa.

  • Lave roupas à mão

Apesar de exigir certo esforço e não ser muito prático no dia a dia, quem quer economizar deve lavar todas as peças de roupas que forem possíveis à mão, como as menores ou delicadas, que necessitam de mais atenção. Prefira um produto que ofereça o máximo de cuidado com roupas e peles delicadas, como um lava-roupas natural de coco, por exemplo.

  • Produtos e sua utilização da forma correta

Com produtos de qualidade, que possuem uma ação de limpeza mais eficaz, a roupa se mantém perfumada por mais tempo e, não tendo sujeiras, você pode utilizá-la por mais vezes. Além disso, procure produtos com reagentes biodegradáveis, que ajudam a não agredir o meio ambiente.

  • Verifique se a máquina está economizando

Por fim, verifique se a máquina possui o selo de eficiência energética. Mas não se engane! A barra que apresenta as letras de A a G é referente ao consumo de energia, enquanto o de água se encontra na parte inferior dos selos.