O protótipo da colmeia pode ser baixado diretamente no site do projeto

Uma iniciativa que une México e Alemanha incentiva a construção de colmeias com canudos plástico usados.

A marca mexicana Son de Miel, a agência de marketing digital Flock-Linked by Isobar e a produtora Praxlab se uniram para criar o Last Straw. Trata-se de um projeto que tem como objetivo salvar abelhas da espécie Apis Mellifera (a mais importante do mundo para alimentação humana) e também contribuir para a redução do desperdício de plástico.

Ao identificar que o diâmetro de um canudo plástico é semelhante à célula de uma colmeia, os criadores resolveram criar favos de mel artificiais com os canudos plásticos reutilizados. Com isso, as colmeias podem durar por muito mais tempo, além de reduzir o trabalho exigido pelas abelhas na construção, para que possam se concentrar na reprodução da colônia.

Canudos de polietileno

Os canudos usados para a construção do projeto devem ser do mesmo tipo de plástico das colmeias artificiais, o polietileno. Neste caso, as abelhas têm maior probabilidade de aceitar e se adaptar a esse material. Além disso, para evitar a presença de microrganismos externos que possam afetar a Apis Mellifera, todo canudo passa por uma esterilização antes de ser utilizado.

A equipe reuniu acadêmicos, apicultores e designers industriais especializados, para garantir a viabilidade e as especificações técnicas que a colmeia precisava ter.

O protótipo final está disponível no site do Last Straw, para que possa ser replicado em qualquer lugar do mundo. Os projetos para a colmeia e os favos de mel estão disponíveis para download em www.laststraw.lat