Escritório de arquitetura cria casas sustentáveis em 3D

61 Visualizações

Projeto italiano será o primeiro conjunto de residências do mundo totalmente impresso em 3D e que usará como matéria-prima apenas terra bruta

Um relatório das Nações Unidas publicado em 2017 estima que a população mundial de 7,6 bilhões chegará a 11,2 bilhões em 2100 e já em 2030 cerca de 5 bilhões de pessoas viverão nas cidades. Consequentemente, os governos precisarão encontrar soluções para os desafios relacionados às questões habitacionais, já que cada vez mais as áreas rurais serão incorporadas às cidades.

Pensando em soluções para suprir essa demanda, desde 2012 o WASP (World’s Advanced Saving Project) ou na tradução literal, Projeto de Economia Avançada do Mundo, vem desenvolvendo processos de construção baseados nos princípios da economia circular.

A solução encontrada por eles foi a de criar casas impressas em 3D, de maneira sustentável. Foi então que a Mario Cucinella Architects se uniu ao WASP para criar o TECLA. Inspirada na cidade imaginária descrita pelo escritor Ítalo Calvino no livro “Cidades Invisíveis”, o TECLA será o primeiro conjunto de residências totalmente impresso em 3D, que usará como matéria-prima para a construção apenas terra bruta, um material biodegradável e que não gera resíduos. O primeiro protótipo será construído próximo de Bolonha, na Itália e a impressão já teve início em setembro deste ano, devendo ser concluída no início de 2020.

O TECLA foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada pela School of Sustainability, através de um curso fundado por Mario Cucinella que combina teoria e prática. O curso analisou o uso de ferramentas tecnológicas para construções sustentáveis, com base em estudos de caso em locais com diferentes condições climáticas, resultando em uma solução altamente flexível, eficiente e adaptável para diversas realidades.

Projetado para se adaptar a várias condições ambientais, todo o processo pode ser realizado e produzido automaticamente, graças ao suporte fornecido pelo WASP Maker Economy Starter Kit, um modelo sustentável capaz de impulsionar significativamente as economias locais, melhorando o bem-estar das comunidades envolvidas.

Para compreender melhor como será formado o TECLA, acompanhe este vídeo:

Fotos: Divulgação