Costa Rica vai realizar conferência internacional sobre turismo sustentável

313 Visualizações
Ilha do Coco
Ilha do Coco, Costa Rica. Foto: wikipedia

Entre os dias 03 e 06 de novembro, a Costa Rica recebe a Conferência Internacional Planeta, Pessoas, Paz (P3), encontro o qual reunirá representantes de 12 países, entre eles Austrália, China, Holanda, Noruega e Peru, com o objetivo de debater e conhecer as soluções encontradas pelo país latino americano no ramo do turismo sustentável.

Organizada pela Câmara Nacional de Ecoturismo Sustentável (Canaeco), a conferência realizada na capital San José terá como temas principais destinos sustentáveis e economias verdes. De acordo com a agência EFE, o presidente do Canaeco, Glenn Jampol, relatou em entrevista coletiva que a proposta do encontro é reunir os especialistas desses países para “mostrar o modelo bem-sucedido de turismo sustentável” criado pela Costa Rica.

O debate vai incluir painéis de exposição sobre o turismo verde nos diversos países liderados por Julio Bin, especialista brasileiro em negócios sustentáveis; Elizabeth Becker, jornalista americana; Damcho Rinzin, investigador e colaborador no desenvolvimento de projetos de turismo comunitário do Butão; dentre outras referências do setor.

Cratera do Vulcão Poás
Vulcão Poás, Costa Rica. Foto: wikipedia

Além da conversa, o evento promove uma visita de campo a vários projetos a fim de que os participantes conheçam como as instituições e empresas gerenciam este segmento do turismo na Costa Rica.

Em relação à conferência, o ministro costarriquenho de Turismo, Allan Flores, assegurou que o país tem “uma oportunidade, através da conferência internacional, de posicionar a Costa Rica como um destino turisticamente sustentável”. A conferência foi declarada de “Interesse Turístico” pelo Instituto Costarriquenho de Turismo.