Portal oferece o mapa de feiras orgânicas em todo o Brasil

507 Visualizações
Mais saudáveis, os alimentos orgânicos são muito procurados, porém ainda pouco acessíveis.

Imagina que delícia consumir apenas alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos? Mais saudáveis e limpos, esses itens são cultivados por meio de processos naturais, que mantêm o seu valor nutricional. O problema, no entanto, é que nem sempre são de fácil acesso para a população.

Com o objetivo de reverter a situação e garantir que as pessoas encontrem locais que comercializam estes produtos a preços justos, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mapeou as feiras orgânicas espalhadas pelo país e disponibilizou as informações em seu site. Para isso, basta entrar no portal Mapa de Feiras Orgânicas.

Por meio de um mapa do Google, o Idec revela as centenas de feiras de produtos orgânicos em várias regiões do país. Ao digitar o endereço desejado, é possível localizar uma feira próxima (se ela existir, claro). O portal traz, ainda, uma relação de frutas, legumes e verduras da estação produzidos na região onde a pessoa mora.

O site foi lançado em 2012, quando contabilizava 119 feiras de orgânicos no país. Já em 2014, dois anos mais tarde, esse número triplicou, chegando a 413 feiras. O Instituto prevê aprimorar o mapa com novos dados de produtores e fazendas orgânicas, visando aumentar o fluxo de visitantes nas feiras.

Isso porque, de acordo com o Idec, quase 80% dos visitantes do site gostariam de consumir mais alimentos orgânicos, desde que os preços sejam mais acessíveis. Estima-se que a diferença de preço para o alimento normal seja de até 463% a mais.

GRCs – Grupos de Consumo Responsável

Além disso, o site também lista endereços de Grupos de Consumo Responsável (GCR), que reúne pessoas ou entidades que querem adquirir produtos saudáveis. Geralmente, o grupo organiza compras coletivas e cestas de alimentos, com o intuito de tornar os orgânicos mais baratos e mais consumidos pelos brasileiros. Atualmente, o portal conta com o endereço de 49 Grupos de Consumo Responsável disponíveis.

Vale lembrar que o mapa é colaborativo e, assim, qualquer internauta por incluir uma feira orgânica ou um Grupo de Consumo Responsável que descobriu perto de casa e publicar o endereço e demais informações.

Para isso, basta entrar no link “Quer cadastrar uma feira?” ou enviar os seguintes dados: nome da feira orgânica, endereço completo (rua, cidade, estado), dias e horários de funcionamento da feira e/ou grupo para o endereço: Rua Desembargador Guimarães, 21 – Água Branca – 05002-050 – São Paulo – SP.