Ecovila oferece oficinas de sustentabilidade em novembro

360 Visualizações
Aulas têm o objetivo de aproximar as pessoas da natureza.

Vai acontecer neste mês de novembro na Ecovila Clareando, em Piracaia – São Paulo, uma programação especial para as pessoas que querem sair da movimentação e agitação de São Paulo e curtir a tranquilidade da natureza.

Nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 vão acontecer oficinas de bioconstrução, autoconhecimento e fitoterapia, ferramentas para quem busca desenvolver novas capacidades e deseja aprender a construir sua própria casa, cuidar de sua própria saúde e conhecer melhor a si mesmo. As pessoas que forem para a Ecovila poderão se alimentar com ingredientes colhidos na horta comunitária orgânica e se hospedará na casa dos próprios moradores do local. Além disso, as casas irão oferecer água diretamente da nascente, chuveiro aquecido por energia solar e tratamento de esgoto natural.

Veja mais detalhes das oficinas:

Bioconstrução: vai acontecer nos dias 12 e 13 e contará com técnicas que não prejudicam o meio ambiente para construção de casas. Serão utilizados os seguintes materiais: pau a pique, adobe, superadobe, cordwood, tadelakt e bambu. Haverá ainda uma visita guiada pelas casas da Ecovila. “Vamos ver na prática como é possível morar em casas sustentáveis”, conta Angelo Negri, oficineiro e bioconstrutor.

Encontros de Autoconhecimento: será ministrada nos dias 19 e 20, pelo educador e engenheiro agrônomo Edson Hiroshi e pela pesquisadora Ana Thomaz. Hiroshi vai trazer experiências sobre o segredo dos vegetais e levar as pessoas por um passeio lúdico e lúcido pela Ecovila para conhecer os mistérios e segredos das plantas. Já a pesquisadora Ana vai abordar um tema bastante atual, propondo uma reflexão e dinâmicas sobre A Arte de Conviver com as Diferenças.

Oficina de Fitoterapia: vai acontecer nos dias 26 e 27 e irá ensinar as pessoas como fortalecer a saúde antes mesmo de ficar doente, através de plantas medicinais em diversas formas como chás, xaropes, inalações, compressa entre outras. E caso fiquem doentes, quais tratamentos naturais mais eficientes para ser usados. O conteúdo vai ser dividido de quatro formas: apresentação dos princípios da fitoterapia; remédios caseiros para os principais sistemas do corpo (respiratório, urinário, endócrino, digestivo, entre outros); como usar 30 tipos de plantas medicinais; diagnóstico diferencial de algumas das principais doenças.

Serviço:
Oficina de Bioconstrução: 12 e 13
Encontros de Autoconhecimento: 19 e 20
Oficina de Fitoterapia: 26 e 27
Investimento: R$ 280 (incluindo hospedagem e alimentação)
Inscrições: projetocasaclara@gmail.com