Conheça tudo sobre o peixe-boi

5.850 Visualizações
Peixe-boi
Foto: leroc

O peixe-boi é um mamífero marinho que se alimenta de plantas aquáticas e semi-aquáticas como algas, aguapés, capins e outras vegetações. Também chamados de sirênios, eles precisam ingerir grandes quantidades de alimentos, comendo o equivalente a 13% de seu peso corporal por dia.

Podem ser encontrados em duas formas, o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) que está presente nos EUA, México e nordeste brasileiro, pode chegar ao comprimento de 4 metros e pesar cerca de uma tonelada; já o peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) é menor e pode chegar no máximo a 3 metros e seu peso aproximado é de 450 kg.

Esses animais têm uma reprodutividade muito baixa, a gestação dura 13 meses e o período de amamentação cerca de 1 a 2 anos. É por esse motivo que o peixe-boi tem crias, normalmente, a cada 4 anos, além disso, a cada gestação nasce somente um filhote sendo raro o nascimento de gêmeos.

Sua pele é dura, serve como carne para alimentação e produção de couro, por esse motivo o animal foi muito caçado no passado. Hoje essa prática é ilegal, mas ainda ocorre, principalmente por populações ribeirinhas que consomem a carne do animal, tornando-o vulnerável à extinção. Por isso, algumas instituições não governamentais iniciaram um trabalho em prol da proteção deste animal.

Conheça algumas curiosidades sobre o peixe-boi

• Os peixes-boi tem um ancestral comum aos elefantes, o que talvez explique seu tamanho e peso;

• Como são animais de grande porte, precisam de muito alimento e passam de 6 a 8 horas de seu dia se alimentando;

peixe-boi-da-amazônia
Peixe-Boi. Foto: extincaodos animaisdobrasil

• Apesar do tamanho e peso elevado, esses animais marinhos conseguem se locomover a uma velocidade de 5 a 8 km/h e fazem curvas perfeitamente;

• Sua visão é apurada e reconhece cores, seus olhos tem uma membrana para protegê-los da água;

• Tem um olfato muito eficiente, pois o nariz tem duas aberturas e consegue respirar debaixo d’água;

• O peixe-boi pode viver cerca de 60 anos.